Vox Populi em Fortaleza


O instituto Vox Populi divulgou, ontem, a pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de Fortaleza. Segundo o levantamento, encomendado pela TV Bandeirantes/Jangadeiro, os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB) estão empatados com 20% das intenções de voto na pesquisa estimulada, ou seja, aquela na qual é apresentada uma lista fechada aos eleitores contendo os nomes dos candidatos.
Moroni Torgan (DEM) aparece em seguida, com 17%. Como a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, Elmano de Freitas, Roberto Cláudio e Moroni Torgan estão tecnicamente empatados.
O pedetista Heitor Férrer vem em quarto lugar, com 9% da preferência do eleitorado, seguido pelo candidato Renato Roseno, (PSOL), com 6%, e pelo comunista Inácio Arruda, que tem 4%. O tucano Marcos Cals aparece com 3% das intenções de voto e é seguido pelo candidato Francisco Gonzaga (PSTU), citado por 1% dos eleitores.

Os demais candidatos não foram citados por nenhum dos eleitores ouvidos pela pesquisa. Não citaram nenhum dos candidatos, votos brancos e nulos somaram 4%. Não souberam ou não quiseram responder à pesquisa 16% dos eleitores.
Já a pesquisa espontânea, ou seja, aquela na qual os eleitores são perguntados em quem vão votar sem que se apresente uma lista com o nome dos candidatos, também apresenta um quadro bastante disputado. O candidato Elmano de Freitas aparece com 17%, a mesma porcentagem alcançada por Roberto Cláudio.
O democrata Moroni Torgan aparece com 14%, portanto, dentro da margem de erro da pesquisa e, desta forma, empatado tecnicamente com o petista e o socialista. O pedetista Heitor Férrer vem logo atrás, com 8% da preferência do eleitorado. Renato Roseno tem 5%, e é seguido por Inácio Arruda, com 3%, e Marcos Cals, com 2%. Francisco Gonzaga tem 1% das intenções de voto.

Os demais candidatos não foram citados por nenhum dos eleitores ouvidos pela pesquisa. Nessa modalidade de pesquisa, 5% dos eleitores não citaram nenhum dos candidatos, ou declararam o voto em branco ou nulo. Não souberam ou não quiseram responder à pesquisa 28% dos entrevistados.
Rejeição
O Vox Populi também perguntou ao eleitor em qual dos candidatos ele não votaria de jeito nenhum. Moroni Torgan lidera o índice de rejeição, com 29%. Elmano de Freitas vem em segundo lugar, rejeitado por 14% dos eleitores. Os candidatos Inácio Arruda e
Roberto Cláudio aparecem empatados com 9% de rejeição cada um. Marcos Cals e Francisco Gonzaga também aparecem empatados, com 3% de rejeição do eleitorado. Heitor Férrer 2% de rejeição. Empatados com 1% estão os candidatos André Ramos (PPL), Renato Roseno e Valdeci Cunha (PRTB). Poderia votar em qualquer um dos candidatos 8% dos entrevistados. Não votaria em nenhum deles 3%. Não sabem ou não responderam 17% dos eleitores.
Ficha Técnica
A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral com o número 672012. O Vox Populi ouviu 1.500 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Elmano E Roberto
comemoram

Elmano de Freitas comemorou o resultado da pesquisa Vox Populi “Eu acho que é mesmo um sinal que está sendo dado pra nós. Eles diziam que não tínhamos chances, que não iríamos para o segundo turno. A pesquisa saiu e estamos em primeiro lugar”, discursou. “Nesses treze dias, nós temos que trabalhar no mínimo treze horas e ganhar treze votos por dia pra gente mostrar a força do povo, a força da esperança”, discursou animando a militância. “Tudo isso só vai valer à pena se a gente acabar com a fome, com a miséria e com a exclusão”.
Já o candidato Roberto Cláudio disse estar feliz com o resultado apresentado pela pesquisa, “mas recebo com humildade os números, já que pesquisa é um retrato do momento”. O socialista afirmou ainda que “a nossa mensagem tem chegado à população, e nos estimula a continuar a fazer a nossa campanha, ouvindo a povo, vendo os problemas da Cidade e apresentando propostas. Vamos intensificar os trabalhos da campanha nesta reta final”.

Penso eu - COm todo respeito, mas como diz aquele torcedor de futebol fanático, que aposta no time dele: Eu já sabia!!! E não duvidem se Heitor chegar junto ou até passar do Moroni.

2 comentários:

  1. Vamos aguardar os números do Datafolha ?

    ResponderExcluir
  2. vamos. e os do ibope tambem. tem mais algum? quando mais cabra mais cabrito.abraço ismnael.

    ResponderExcluir