Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para as Eleições 2012

Começará amanhã, dia 24 de setembro, a preparação das urnas eletrônicas que funcionarão nas próximas eleições. O procedimento, chamado de "carga de urna", consiste na checagem do funcionamento de todos os dispositivos das urnas e transferência, a partir dos cartões de memória de carga, dos programas da urna, homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral, além dos dados de candidatos e eleitores (nome e número do título e informações biométricas, se existirem) da seção correspondente.
Num segundo passo da preparação, cada urna eletrônica recebe um cartão de memória de votação que contém as fotos dos candidatos do município, e as memórias de resultado, que, ao final da eleição, recebem o resultado das seções para transmissão para o TRE. No final do procedimento de carga, as urnas são lacradas e assim permanecem até o dia da eleição.
Para o eleitorado do Ceará, 6.192.371 cidadãos, serão preparadas 19.508 urnas para cada seção eleitoral, 15 urnas exclusivas para justificativas e até 2.577 urnas para contingência. Na mesma ocasião, serão lacradas algumas urnas de lona, para o caso de, por uma impossibilidade técnica de votação eletrônica, seja necessária a votação manual, através de cédulas. Nas eleições de 2010 todas as urnas eletrônicas funcionaram perfeitamente e não foi necessário o uso de urnas de lona.
A cerimônia de carga de urnas vai acontecer, para Fortaleza e Caucaia, no Centro de Armazenamento das Urnas Eletrônicas – CAMU, na Rua Salgado Filho, nº 300, bairro Antônio Bezerra, no período de 24/09 a 03/10. Já nos demais municípios do interior do Estado, o evento acontecerá na sede de cada zona eleitoral, no período de 24/09 a 06/10.
Todo o procedimento é público e pode ser acompanhado por qualquer cidadão, inclusive os representantes dos partidos, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil, nos termos do Art. 26 § 3º da Resolução TSE nº 23.372/2011 e da Resolução TRE-CE nº 485/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário