O Poste fica sem a luz, de Lula

Em reunião com lideranças do PT, o ex-presidente decidiu que sua atuação será mais relevante em São Paulo, junto a Haddad



 


 Com dificuldade para administrar a crise em candidaturas de outras capitais, como Recife (PE), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT fecharam questão ontem: Lula desiste de viajar e, na reta final do primeiro turno, concentra os esforços para levar o candidato petista à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, ao segundo turno da disputa. A decisão foi tomada em reunião com o ex-presidente, no Instituto Lula, com as presenças de Haddad, do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e com outras lideranças petistas.
Os coordenadores da campanha consideraram que, estrategicamente, é melhor para o partido usar o cacife eleitoral de Lula para tentar garantir a presença de Haddad no segundo turno na capital mais importante do País. De acordo com Falcão, Lula gostaria de ir a Recife, Fortaleza e outras capitais em que o PT ou aliados estão na disputa, mas não irá fazê-lo por falta de tempo. “Nesta reta final, decidimos que é melhor ele ficar no Estado de São Paulo.”
O presidente do PT negou que a decisão tenha sido tomada por conta do mau desempenho do partido em capitais como Recife - o candidato petista Humberto Costa vem caindo nas pesquisas e corre o risco de não ir para o segundo turno.
“Continuamos disputando em Recife com chance de ir para o segundo turno, assim como estamos indo muito bem em Fortaleza e Salvador”, disse. Em Fortaleza, Elmano está em uma disputa embolada pelo primeiro lugar com os candidatos Roberto Cláudio (PSB) e Moroni Torgan (DEM). O secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi, elencou entre os fatores que levaram o partido a demover Lula da ideia de viajar a dificuldade para administrar as crises com petistas e aliados. “Se você vai a um lugar, tem de explicar por que não vai a outro. Então, ele não vai a Recife, nem a Fortaleza e fica em São Paulo. Aqui não tem crise nenhuma.”
Saúde
“Nós temos clareza de que Lula tem limitações na sua saúde e, para chegar ao segundo turno, a sua gravação já é a presença do Lula na campanha”, explicou o senador José Pimentel (PT). Em agosto, Lula foi considerado curado do câncer na laringe e liberado pelos médicos para viagens. Na segunda-feira, 17, em comício em Mauá (SP), o ex-presidente revelou que dedicaria mais tempo à campanha de Haddad, mas que ainda iria a Recife, Fortaleza e João Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário