Inovagri na Frutal

 
""O Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada – INOVAGRI estará participando, de 25 a 27 de setembro, da 19ª Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria – FRUTAL 2012, no Centro de Eventos do Ceará. No local, o INOVAGRI apresentará novas pesquisas e métodos eficazes de irrigação para a agricultura do nosso Estado. Recentemente o INOVAGRI foi o vencedor da concorrência nacional (Técnica e Preço) da Agência Nacional de Águas – ANA para realizar o treinamento e a capacitação de irrigantes, extensionistas rurais, técnicos e profissionais de instituições do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos - SINGREH com atuações na área de irrigação.
Segundo o diretor geral do INOVAGRI, Sílvio Carlos Ribeiro, durante a FRUTAL 2012, vão ser expostos novos projetos voltados para a execução do projeto SAI – Serviço de Assessoramento ao Irrigante – no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú. Dois novos projetos de pesquisa foram aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq para serem executados no Baixo Acaraú. Os projetos fazem parte do Programa Ciências sem Fronteiras e visa à atração de pesquisadores para o Brasil. Para esses projetos serão fornecidos recursos necessários para a inserção de dois pesquisadores espanhóis no Projeto SAI. Os pesquisadores irão trabalhar a auditoria energética do SAI e a produtividade de água no Distrito. As atividades do projeto serão iniciadas no próximo mês de novembro.
Outro Projeto foi aprovado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP -, para ser executado dentro do Projeto SAI.
Este projeto também contará com a visita do pesquisador americano, Dr. Christopher Neale, que irá desenvolver um estudo com Sistema de Informação Geográfica (SIG) e Sensoriamento Remoto para ser inserido no Sistema de Assessoramento ao Irrigante - S@I, que é o software desenvolvido pelo INOVAGRI para informar ao irrigante como, quando e quanto irrigar.  
Estes projetos foram enviados pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo em parceria com o Instituto INOVAGRI.
O Instituto INOVAGRI é uma Instituição com sede em Fortaleza e que possui atividades em diversos Estados do Brasil, além de projetos com a Espanha, França e recentemente iniciou um Projeto conjunto com Universidade da Califórnia nos Estados Unidos.""

Nenhum comentário:

Postar um comentário