Dia Internacional do Idoso

No dia 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso, data criada em 2003 pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo principal de mostrar a situação do idoso na sociedade e desta forma gerar a discussão sobre os direitos garantidos à população da 3ª idade. Uma ótima oportunidade para levantarmos algumas questões para discussão e reflexão, como o envelhecimento da população brasileira, idosos e o mercado de trabalho, qualidade de vida, atenção do governo em relação a saúde, lazer, previdência, etc.
No mesmo ano foi criado o Estatuto do Idoso para garantir que seus direitos sejam respeitados, como por exemplo, adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde, prioridade nas filas, isenção de transporte público, descontos em atividades culturais, esporte e lazer, entre outros.
"Promover a saúde do idoso é proporcionar seu bem estar físico, mental e social", afirma Regina de Moraes, presidente do Projeto Velho Amigo. Para ela o lema:
"Apoie, respeite e valorize" é o que melhor define os objetivos da data e do projeto. "Todos nós temos a missão de contribuir para a cultura de inclusão do idoso, assegurando seus direitos e valorizando a sua participação na sociedade. É fundamental que o dia 1º de outubro seja conhecido, respeitado e comemorado pela população em geral", completa.
Segundo dados do IBGE nos últimos 50 anos o percentual de idosos no Brasil mais que dobrou. Em 1960 cerca de 3,3 milhões tinham mais de 60 anos o que representava 4,7% da população; em 2010 eram 20,5 milhões ou 8,5% da população.


Sobre o Projeto Velho Amigo
(www.projetovelhoamigo.org.br)
O projeto Velho Amigo criado em 1999 é uma associação sem fins lucrativos que procura estabelecer suas ações sociais de maneira estratégica, na busca de resultados e impactos que melhorem a qualidade de vida da população atendida pelos asilos apoiados, seguindo sempre os valores de uma conduta ética e transparente.
Hoje, assiste diretamente mais de 1.100 idosos carentes de 15 abrigos, promovendo uma nova perspectiva de vida aos idosos em situação de vulnerabilidade social, por meio da assistência, desenvolvimento social, educação, esporte, cultura e lazer, como forma de resgatar sua dignidade e autoestima.

O Projeto Velho Amigo comemora a data com uma festa especial no Moinho Eventos, para cerca de 400 idosos, que vivem em casas, abrigos e asilos assistidos pelo projeto. A atração principal será um show do cantor Jair Rodrigues, às 13h. Haverá oficina de dança de salão, oficina de contação de história, bingo animado, oficina de jardinagem e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário