Projeto Metrô e Cidadania colabora com a preservação dos equipamentos do Metrô de Fortaleza


Com o objetivo de levar à população a ideia de preservação dos equipamentos públicos, o Metrô de Fortaleza desenvolve desde 2001 o projeto Metrô e Cidadania. A iniciativa se reflete em um trabalho sistemático e constante preferencialmente com as comunidades e escolas próximas às linhas Oeste, que vai de Fortaleza a Caucaia, e linha Sul, que vai de Fortaleza a Pacatuba. São realizadas palestras, reuniões com lideranças comunitárias, visitas porta a porta, oficinas lúdicas e educativas para evitar a depredação dos trens.
Somente nas escolas lindeiras (às margens das vias metroferroviárias) mais de 4.500 estudantes participaram de palestras realizadas pela equipe do Metrô no primeiro semestre deste ano. Os eventos contemplaram tanto alunos da manhã quanto da tarde e aconteceram em bairros de Fortaleza (Álvaro Weyne, Novo Mondumbim, Aracapé e Barra do Ceará), de Caucaia, (Jurema e Araturi) e de Maracanaú (Piratininga).
Apesar de haver um planejamento prévio de visitas às escolas e comunidades, é possível também solicitar as palestras do Metrô de Fortaleza através do e-mail rp@metrofor.ce.gov.br ou telefone 3101-7115. As palestras abrangem patrimônio público, meio ambiente e segurança nos trilhos.

4 comentários:

  1. Macário,estava assistindo matéria sobre o "metrô" de Sobral,no CETV,que foi ao ar,se não me engano,na última quinta-feira.Estranhei que,em determinado trecho da via,que gera reclamações de moradores e comerciantes da área,é o fato de os trilhos passarem rente a calçada dos imóveis,sobrando,quero crer, pouco espaço para pedestres, e um risco à estes mesmos transeuntes.Fica o fato para a sua análise.
    Bom dia,
    Paulo Roberto

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  2. Olá Paulo Roberto.
    Estou prestes a ir até Sobral dar uma olhada nas coisas por lá.
    Vi o trabalho do Metrô de passagem. Não tive oportunidade de descer a detalhes.
    Quando defendo o metrô (e eu defendo o VLT em Sobral e em qualquer cidade que queira crescer) tomo por base o futuro desenvolvimentista.
    Asseguro a vc. que terei olhos atentos ao problema que vc. aponta, assim como a zanga de quem tem seu comércio prejudicado por instantes. Aqui mesmo, na Padre Valdevino meu mecânico está com a oficina fechada porque a via está interditada, mas ele sabe que assim que a coisa ficar pronta ele vai voltar a trabalhar. Nem por isso eu deixe de achar que em certas áreas tudo poderia fluir mais rápido para evitar esse tipo de constrangimento e prejuizos.
    Agradeço pelo carinho de suas observações atentas à notícia que demos.
    Você e qualquer um estajam à vontade para suas críticas, desde que sejam pertinentes e distantes de posicionamentos políticos que nada têm a ver com os procedimentos de pessoas com boa vontade.
    Abraço

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  3. Amigo Macário, o maior problema da implantação desse VLT foi a falta de projeto para implantação do mesmo e em seguida não terem chamado a popupalação para discutir a melhor forma de implantação do mesmo. Uma obra que poderia ser interessante pra Sobral se transformou num estorvo sem precedentes para os moradores, principalmente os do Junco e adejacências que precisam utilizar a Av John Sanford para se deslocarem. Nós que moramos nessa região estamos quase que isolados do resto da cidade.

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  4. Desculpa Arnóbio, tudo o que vc. disser em acredito, menos essa frescura de chamar o povo pra saber se o povo quer. Imagina chamar o povo pro Juscelino consturir Brasilia.Imagina perguntar ao povo se o povo queria que Dom José fizesse o Seminário de Sobral, ou o COlégio Santana, ou o COrreio da Semana, ou A Santa Casa...Desculpa Arnóbio. Ouvir povo é...cê sabe mais do que eu.

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