Roberto Cláudio e Cid Gomes abrem 1º Simpósio de Educação Profissional

Foto: Marcos Moura
1º Simpósio de Educação Profissional 1º Simpósio de Educação Profissional


O 1º Simpósio de Educação Profissional iniciou na tarde desta segunda-feira (25/06), no edifício José Euclides Ferreira Gomes, com a presença de alunos e ex-alunos de escolas de ensino médio profissionalizantes do Estado do Ceará, professores e autoridades. O evento, uma iniciativa do Governo do Estado e Ministério da Educação (MEC), conta com o apoio da Assembleia Legislativa. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da AL, deputado Roberto Cláudio (PSB).
Na ocasião, o governador Cid Gomes ressaltou a importância do investimento em educação técnica e integral para formar profissionais capazes de acompanhar o desenvolvimento pelo qual o Estado vem passando. O governador informou que, atualmente, existem 88 escolas de educação profissional, que contam com 51 opções diferentes de cursos. Segundo ele, até o final de 2012 serão 95 funcionando; e 140 até o final de 2014.
“O Brasil tem crescido, e o Ceará tem conseguido crescer em patamares superiores”, disse. Cid Gomes destacou os empreendimentos que serão instalados no Estado, como a siderúrgica e a refinaria, que necessitarão de mão de obra qualificada.
A secretária de Educação do Estado, Izolda Cela, agradeceu a parceria da Assembleia Legislativa em prol da educação do Estado. “O sucesso das escolas se consolidará a medida que se expandir a rede de parceiros”, defendeu a secretária.
Ela elogiou o deputado Roberto Cláudio pelo o projeto Alcance a Universidade, curso preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Promoção da Universidade do Parlamento Cearense em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, o curso é destinado a alunos da rede pública de ensino que estejam cursando ou que tenham concluído o 3º ano do ensino médio.
Durante o Simpósio, foi realizada a entrega de comendas às instituições que mais contribuem com a empregabilidade dos alunos das escolas profissionalizantes. Receberam homenagens a rede Pública de Saúde, o Hospital Waldemar de Alcântara, Secretaria de Saúde de Fortaleza, Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado, Sebrae, Departamento de Agricultura e Agronomia, Departamento de Estradas e Rodagens e Instituto do Câncer do Ceará.
Também receberam comendas a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Fecomércio, Coelce, Sistema Sincopeças, Embrapa-Sobral, Petrobras, Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece); as câmaras setoriais do Camarão, Flores Fruticultura e de Tilápia; e a Armtec – Tecnologia em Robótica.
O 1º Simpósio de Educação Profissional acontece até o dia 28, das 9h às 17h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário