Filme sobre Gonzagão está pronto



Depois de cinco meses rodando em Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro, o diretor Breno Silveira encerrou as gravações do longa Gonzaga – De Pai Para Filho neste mês e já emendou o trabalho com a edição das imagens. A corrida contra o tempo tem um motivo: o centenário de Luiz Gonzaga, o rei do Baião, em dezembro deste ano. “Em razão do centenário, eu quero lançar o filme ainda em 2012. Já estamos editando e ele deve estrear em 25 de outubro”, diz Silveira.
O filme se propõe a contar a história de Luiz Gonzaga pela visão de seu filho, o também músico Gonzaguinha, autor de O Que É, O Que É. “Chegou às minhas mãos uma caixa de fitas de entrevistas do Gonzaguinha com o pai, durante a turnê Vida de Viajante, de 1981, que eles fizeram juntos. Vi que existia uma história muito forte de pai e filho. Eles brigaram a vida inteira, mas, nas fitas, você entende porque fizeram as pazes”, diz Silveira. A trama une a relação conturbada entre os dois com a narração da carreira do autor de Asa Branca, chamado pelo diretor de “primeiro artista pop do Brasil” e colocado ao lado de Lampião e Padre Cícero, figuras marcantes do nordeste do país.
Atores cantores – O destaque da produção são os atores escolhidos para interpretar Luiz Gonzaga e Gonzaguinha nos períodos mais importantes de suas carreiras. Depois de anunciar nas rádios do nordeste, a produção recebeu 5.000 inscrições de candidatos para viver o sanfoneiro. A seleção observou critérios como semelhança, habilidade com o acordeon e com a voz. “Acabamos escolhendo o Chambinho do Acordeon, nome artístico do músico Nivaldo Expedito de Carvalho, não porque ele era o melhor ator, mas porque ele reunia todas essas qualidades”, diz. Chambinho interpreta Gonzaga dos 30 aos 50 anos. Além dele, os atores Land Vieira e Adélio Lima interpretam o sanfoneiro dos 17 aos 23 anos e do 50 aos 70, respectivamente.
Para o papel de Gonzaguinha, foi escolhido o ator Júlio Andrade, que já havia interpretado Raul Seixas no especial Por Toda Minha Vida, da Globo. “O Júlio me surpreendeu, porque ele toca muito violão e canta muito parecido com o Gonzaguinha. Muita gente acha que é o Gonzaguinha cantando”, diz Silveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário