Coluna do blog



Esperança revivida (2)
Destacou ontem esta coluna, um pouco da história da implantação da energia eólica no Ceará, com base no bloco experimental da Praia Mansa, parceria do Governo do Estado, via Coelce, com um organismo alemão que bancou a fundo perdido aquilo que o Ceará, à época sabia que daria certo. Foram testes com ventos, constancia e viabilidade técnica além, é claro, daquilo que mais tarde viria a gerar empregos, render para municípios e auxiliar de maneira importante na matriz energética brasileira. A conversa mantida com o empresário Lauro Fiuza, presidente da Abeólica esclareceu que, dentre outros benefícios, municípios beneficiados com a instalação de parques eólicos tiveram seus rendimentos do FPM até duplicados, como foi o caso de Aracati. Por isso, Estados como Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul, juntam-se em blocos de prefeitos pressionando o Ministério de Minas e Energia para a liberação de plantas eólicas que têm criado inclusive muitos empregos nas indústrias que ali se instalam. Lauro Fiúza, por sinal, saúde o Governo Cid, neste segundo mandato, pela indicação de Roberto Smith, Secretário Especial do Governo, para catar quem queira se instalar no Ceará em torno das eólicas. Smith foi o grande incentivador dos projetos pioneiros quando era presidente do BNB. E mais: Fiúza acha muito importante a participação do Governo, vis Semace, na intermediação dos problemas levantados pelo Ministério Público quando gera turbulência no meio, provocando insegurança de investidores que querem se instalar aqui. Aliás, a próxima feira mundial de energia eólica que tem como signatários do Conselho Mundial de Eólica, China, EUA,Europa e Brasil, será no Brasil, no Rio de Janeiro, sob o patrocínio do Governo da Bahia, em agosto que vem. A esperança de o Ceará voltar a dominar o setor está nas mãos do Governo Cid, que despertou para os ventos que sopram por aqui e a nosso favor.

A frase: “São Pedro fez um contrato/ pra chover no Ceará/Depois do papel todo pronto/ São Pedro esqueceu de assinar”. Versos de Ary Lobo em música sobre seca no Nordeste.

Dilma mandou piauiense sair do jogo (Nota da foto)
O senador José Pimentel (PT), antes disposto a encarar a disputa eleitoral em Fortaleza, não aceita mais ser candidato à prefeito pelo PT. A decisão foi tomada em resposta ao apelo da presidente Dilma Rousseff. 

Bilhões desviados
Para quem nem imagina: o Brasil tem 17 delegacias especializadas em repressão de desvio de recursos públicos. As operações da Polícia Federal flagraram, no ano passado, desvios da ordem de R$ 3,2 bilhões.

Mais
Nos primeiros cinco meses do ano, a Polícia Federal fecha o período com 95 novas operações deflagradas, a maioria em cima de desvio de dinheiro público. É um volume 20% maior do que nos primeiros cinco meses de 2011.

Novidades no ar
A Queiroz Galvão está botando R$ 700 milhões no vento. Vai construir de oito parques eólicos em Amontada e S. Gonçalo do Amarante. A potência será suficiente para abastecer até 300 mil residências. A Queiroz Galvão está abrindo mais dois mil novos empregos diretos e indiretos.

Agora dá cadeia
Flanelinha que constranger o guiador de um carros, desses que eles dizem tomar conta à margem de eventos ou simples paradas no trânsito, poderá ser preso por até quatro anos. Os que agem tentando limpar vidros nos semáforos estarão sob a mesma regra do jogo.

Tá danado
As escadas rolantes do Aeroporto Pinto Martins voltaram a parar. Energia elétrica voltou a faltar no terminal. O usuário que paga taxa de embarque voltou a reclamar e o povo, mal educado, continua estacionando seus carros em vagas para idosos e deficientes, sendo jovens e capazes.

Laureado
Iguatu recebeu prêmio de Município Amigo da Criança, ontem em Brasilia. É um dos 13 escolhidos entre 5.500 municípios.Iguatu recebeu também comenda da Presidenta Dilma pelo programa de reforço escolar criado pelo Prefeito Agenor Neto que tem 94% de apoio popular.

O Belos Olhos chorou
Heitor Férrer deitou falação na Assembleia do Estado numa homenagem aos 30 anos do Iguatemi. Puxou a corda da emoção e tocou fundo no coração de Tasso Jereissati. Tanto disse que molhou de lágrimas os olhos azuis do Bonitão.

Lenga-lenga
Agora é Elmano Freitas quem vem ao meio fio dizer que, se Cid não quer mais a aliança com o PT que diga que não quer. Se quer, que procure o partido pra resolver as diferenças. Já quem escuta o lenga-lenga gostaria mesmo era de saber o que eles pensam pra Prefeitura de Fortaleza.

‘Beatles são ridículos’
Sabe o Nelson Motta? Não gostou dos Beatles ao ouvir “Love me do”, em 1962. Achou o grupo... “meio ridículo”.É o que diz em “O livro branco — 20 contos inspirados em músicas dos Beatles” (Record), organizado por Henrique Rodrigues. É assim a vida: mais dia, menos dia, certas verdades vêm à tona, como mais uma das milhares de besteiras desse rapaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário