Coluna do blog


Esperança revivida (1)
Poucos sabem, mas o empresário Lauro Fiúza, é o representante da América do Sul no The Global Wind Energy Council, o famoso Conselho Mundial de Eólicas, com sede em Genebra e reuniões em países da Europa, América do Sul e Estados Unidos. Encontro Fiúza na Europa e falo sobre trabalho.. Lauro, conta a história das eólicas no Brasil e o pioneirismo cearense. Fala do governo Tasso e da inclusão da Coelce no projeto primitivo de testes com eólicas aqui. Fica entusiasmado com a presença do Banco do Nordeste, grande incentivador da energia limpa para a geração de emprego, renda e desenvolvimento da planta energética brasileira. A criação do Pró Eólica acabou por acordar o governo federal que criou o Proinfa, alargando o programa para biomassas e outros quetais. Por um período, pós Tasso, os governos não atentaram para a importância das eólicas. Nesse meio tempo, Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul avançaram. Desbancaram o Ceará que caiu de primeiro para quarto lugar. O Ceará pioneiro cedeu lugar a Estados que foram à cata das indústrias que suprem o setor. Paramos em duas montadores. Pernambuco que não tem geração, captou quatro industrias, Rio Grnade do Norte duas e o restante do total de 14 estão no Rio Grande do Sul. Fiuza sente, porém, um certo alívio depois que o Governo Cid Gomes resolveu destacar Roberto Smith, aquele mesmo que incentivou no BNB a formação dos parques cearenses para cuidar do tema. E Smith está no mundo catando investidores, destaca. Sua contribuição para a matriz energética foi e será de enorme importância para o Ceará. O titular no Energy Council vai adiante: 90% das terras onde hoje estão os parques eólicos eram devolutas. Nunca geraram nada. Agora rendem bem para famílias que não tinham nada. Só com os aluguéis. E salienta: Os verdes, o Green Peace, por exemplo, são nossos grandes aliados. Alguns membros do Ministério Público é que provocam insegurança jurídica do que fogem investidores. No Ceará o MP descredencia a Semace. Não sabe que em Aracati a arrecadação do FPM dobrou com a presença do parque local. Voltarei ao mote.

A frase: “ A vida é um jogo duro para pessoas duras. O fundamental é tirar os adversários do jogo: primeiro, os que competem diretamente; em segundo lugar, os aliados ocasionais, depois de extraída sua última gota de utilidade.”  De um observador da cena.

O brilho que vem de Juazeiro
O radialista Francisco de Assis Silva, o Foguinho, foi escolhido como o cronista esportivo em atividade com o melhor curriculum da crônica esportiva brasileira. O anúncio dessa escolha por meio de pesquisa entre 12.618 associados foi feito pela ABRACE (Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos). Foguinho é um bom caráter, como raros que conheço no meio.

Novidade na serra
Lideranças políticas de Guaramiranga, já se articulam, para escolher os nomes dos pré-candidatos a prefeito, que deverão ser lançados na convenção dos partidos, no próximo mês de junho. O corretor de imóveis, José Valdo Gomes, é o nome forte do PSB.

Pra fora,Zé
 Jose Inácio Rincom Rodrigues, artista plástico espanhol desembarcou no Pinto Martins dizendo que iria participar de uma exposição de artes em Sobral. Não tinha os documentos necessários para entrar no país. A PF mandou ele de volta.

Veveu interferiu
O Prefeito Veveu, de Sobral, ainda tentou interferir para a entrada do carinha. Não vingou. Veveu ainda chamou o PF responsável pelo bota-fora, ou pelo não entra, de intransigente, diz o noticiário.

Toma lá, dá cá
Rincom não tinha documentos. Pronto. É o que vale. O Prefeito de Sobral convidaria. Era tarde demais. E mais: Semana passada, um artista plástico brasileiro Menelaw Sete protagonizou episódio análago no Aeroporto de Barajas, em Madri.

Como foi
A caminho de Milão, na Itália, onde também participaria de uma exposição de arte, Menelaw foi embarcado de volta ao Brasil no sábado (19) anterior, após ficar detido por cerca de 30 horas. É assim que Mãe Vovó Petronilha, A Racista teria feito se estivesse no posto da PF.O neto ídem.

Penso eu
Se todo brasileiro que se preze resolvesse não embarcar em aviões das companhias aéreas espanholas, ou, se a caminho da Europa não passasse por Madri ou Barcelona, não viveria o constrangimento que eu jamais passarei. Não suporto mendigo arrogante.

Luiziane X Cid
A prefeita de Fortaleza, presidente do PT no Ceará, foi ao meio fio anunciar que o PT está unido, o que não ocorreu quando se uniu a Cid pra ser eleita prefeita da capital. Traduzindo: Não preciso mais de sua turma. A minha voltou a se juntar.

E aqui,ninguém decide?
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, pretende visitar Fortaleza esta semana para tentar costurar um acordo entre PSB e PT e evitar o acirramento das disputas na cidade, com quatro pré-candidatos petistas à sucessão de Luizianne Lins. Tem quem não goste de interferências.




Nenhum comentário:

Postar um comentário