Antes Tarde do que Nunca.


A partir da última quarta-feira, 23, o Hospital do Coração passou a se denominar Hospital do Coração Padre José Linhares, por decisão de Dom Odelir José Magri, MCCJ, Bispo Diocesano de Sobral.
A deferência é o primeiro sinal de reconhecimento ao Padre José Linhares Ponte, manifestada pela Diocese pós-Aldo pagoto, bispo de triste memória, cuja atuação no bispado suscitou muitos conflitos no seio da comunidade, dividiu o clero e ocasionou uma crise sem precedentes com reflexos negativos na sociedade e deixou marcas de difícil superação ameaçando a credibilidade devotada à tradicional religiosidade popular.
Afastado intempestivamente da Administração da Misericórdia Sobralense que dirigia há 32 anos, nos idos de 2003, Padre Zé soube como poucos aperfeiçoar os métodos de trabalho, a qualidade de gestão e o instrumental médico-científico que transformaram a Santa Casa de Sobral em referência nacional de atendimento médico-hospitalar.
A homenagem é louvada publicamente pela população carente de toda a região norte do Estado ao Padre Zé que divulgando Nota Pública à época, pediu “aos sobralenses de coração, que se despindo de ódios, vinganças, prepotências, despeitos e inveja, pensassem na infinita corrente dos desvalidos que sempre foram acolhidos pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sobral.”
Conclui o Padre Zé em sua Nota, dizendo que “como Sobralense que o sou, rezo e peço a Deus para que abrande o ímpeto dos atuais gestores e com caridade reconheçam, por dever de justiça, o que foi feito por mim e por toda uma equipe que, desprendidamente, devotou-se a tão nobre causa.
Enquanto o ‘converseiro’ acontecia, a batata do Padre fervia em água branda ..., Mas, nem tudo estava perdido, um dentre tantos propôs que “se realizasse uma festa e que uma estátua fosse erguida em homenagem ao Pe. José Linhares em reconhecimento aos relevantes serviços que prestou à Sobral, já que a Santa Casa existente hoje foi fundada por ele (sic).”
O reconhecimento é justo. Hospital do Coração Padre José Linhares. O criador dá seu nome à criação: Parabéns, Sobral!!
Do JOsé Lucio Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário