Assembleia lança Pacto pelo Pecém no próximo dia 4


A Assembleia Legislativa irá lançar nesta semana o Pacto Pelo Pecém. A solenidade acontecerá nesta sexta-feira (4 de maio), às 10h30, no Plenário 13 de Maio, e contará com a presença do governador Cid Gomes, empresários, autoridades públicas e movimentos da sociedade civil. Na ocasião também será lançado o documento “Pacto Pelo Pecém: Para Vencer e Enfrentar Desafios – Iniciando o Diálogo”, elaborado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos. 

“O Pacto do Pecém é uma união de esforços das esferas pública, privada e da sociedade para que o desenvolvimento advindo do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) seja o mais positivo possível para o Estado, principalmente para a população que reside no entorno do complexo. O nosso principal objetivo é construir uma estratégia para o desenvolvimento sustentável”, explica a deputada estadual Bethrose (PRP), que também é primeira-dama de São Gonçalo do Amarante e ex-secretária da Assistência Social do município onde está instalado o Porto do Pecém.

Ainda de acordo com a parlamentar, o documento a ser lançado é dividido em três eixos. “Inicialmente o documento Pacto Pelo Pecém – Iniciando o Diálogo traça um diagnóstico geral do que é CIPP; já no segundo eixo irá apresentar os aspectos técnicos, geográficos, econômicos, sociais, ambientais, políticos e de governança; e por último mostrará os desafios a ser enfrentados em cada aspecto. O Pacto vai identificar os principais gargalos e entraves do Complexo e determinar quais critérios são mais urgentes e relevantes para serem objetos de pactuação”.

Em busca de novas experiências, no inicio de abril uma comitiva formada pela deputada Bethrose e pelos deputados Lula Morais, Sérgio Aguiar e Dedé Teixeira realizaram visitas técnicas aos Complexos de Suape, em Pernambuco; e de Camaçari, na Bahia. “Tivemos a oportunidade de estarmos mais perto de uma realidade que começa a se desenhar no Ceará e podemos afirmar que o contato direto com as virtudes desses projetos e principalmente as suas contradições trazem uma grande contribuição ao debate que temos que travar em torno da expansão do Pecém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário