Mais um tsunami de promessas e intenções


Guimarães vai cobrar liberação de emendas

Novo coordenador traça plano de trabalho. Petista quer uma reunião com a ministra Salvatti para dar celeridade na liberação das verbas

     



 O novo coordenador da Bancada do Nordeste, José Guimarães (PT), foi aclamado e tomou posse ontem durante um café promovido pelo então coordenador, Gonzaga Patriota (PSB-PE). Como primeira ação à frente do grupo parlamentar formado por 151 deputados eleitos pelos nove estados nordestino, Guimarães pretende agendar, já para a próxima semana, uma audiência oficial com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para tratar da liberação de emendas dos parlamentares. “Vamos solicitar um audiência com a ministra Ideli, especialmente para tratar da questão das emendas da Bancada do Nordeste. Esse tema que é urgente em função da seca”, disse Guimarães. 
Outra iniciativa da nova coordenação da Bancada do Nordeste será a realização, no próximo dia 9 de maio, de um encontro com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para tratar do detalhamento das medidas emergenciais contra a seca, anunciadas na última segunda-feira, 23. O projeto de interligação de bacias e a reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) também deverão entrar na pauta do encontro. 
Outra providência anunciada por José Guimarães será a formação de um Grupo de Trabalho (GT) para tratar da inserção nordestina na Medida Provisória que trata do Plano “Brasil Maior”. O GT será formado pelos deputados Antônio Balhmann (PSB), Chico Lopes (PCdoB), Hugo Napoleão (PSD-PI) e Zezéu Ribeiro (PT-BA).

Banco do Nordeste
A intenção do novo coordenador da Bancada do Nordeste é proporcionar a capitalização do Banco do Nordeste (BNB), a exclusividade do BNB na operacionalização dos recursos do FNDE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste) e a garantia que os recursos operacionalizados não dependam mais da autorização da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). “Vamos constituir um grupo para acompanhar essa questão da capitalização do Banco, que tem emendas para isso”. 
Guimarães ressaltou a importância da formação de um Grupo de Trabalho, sugestão dada pelo deputado Ariosto Holanda (PSB), para fomentar um plano estratégico da região Nordeste. “Vamos tratar inicialmente com o Ariosto, e na próxima reunião, a gente monta esse grupo”.

CONSELHOS TEMÁTICOS
Por fim, o novo coordenador salientou a importância da criação de conselhos temáticos, sugeridos pelo presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Raimundo Gomes de Matos (PSDB). Os conselhos irão dividir os vários deputados nordestinos em áreas de atuação para que cada grupo debata os temas e ofereça à plenária da Bancada, de forma coesa, sugestões naquela área. “A ideia, sob a coordenação da Bancada, é de que sete a nove membros por conselho, cada um coordenando uma área para poder discutir os temas relacionados com o Nordeste”, modelou o petista. Como exemplo de funcionamento de um conselho temático, Guimarães citou a criação de um grupo para tratar de temas referentes ao Pacto Federativo, como partilha dos royalties, tema em voga em toda a região nordestina.

Penso eu - COmo todo respeito; me respeitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário