Ceará é o terceiro Estado do Nordeste com mais vítimas de acidentes de trabalho


28 de abril é a data que marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. No Ceará, em 2010, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, foram registrados 12.135 acidentes de trabalho, sendo que desse total houve 68 mortes.
Em relação a 2009, o número aumentou já que foram notificadas 11.936 ocorrências com 48 mortes, um crescimento aproximado de 41% do número de óbitos. Este quadro põe o Ceará como o terceiro Estado do Nordeste onde mais empregados morrem vítimas de acidentes no local de trabalho. Atualmente, o Ministério Público do Trabalho analisa 180 casos de acidentes de trabalho, através da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho.
A Organização Mundial de Saúde estima que, no planeta, as vítimas fatais de acidente de trabalho e doenças ocupacionais chegam a dois milhões por ano, uma média de 5,5 mil mortes diárias (três a cada minuto).
Como surgiu a data
Em 28 de abril de 1969, uma explosão da mina de Farmington (Virgínia Ocidental), nos Estados Unidos, resultou na morte de 78 trabalhadores. A partir daquela data, então, as entidades engajadas na defesa de condições adequadas à atuação dos trabalhadores recordam anualmente o episódio como forma de despertar empresários e administradores públicos para a necessidade de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Fonte: Anuário Estatístico da Previdência Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário