Terminal vai contar com R$ 2 bi até 2016


O Porto do Pecém completa dez anos hoje, 28 de março. Durante a última década, investimentos em sua ampliação e modernização permitiram aumento expressivo na movimentação de cargas e, atualmente, o porto se prepara para receber investimentos estruturantes, que são a refinaria, a siderúrgica e a Ferrovia Transnordestina. “O Ceará, graças aos investimentos no porto nos últimos anos, está pronto para dar um salto qualitativo e quantitativo na geração de riquezas para o Estado”, destaca o secretário da Infraestrutura (Seinfra), Adail Fontenele.

Até 2016 serão investidos cerca de R$ 2 bilhões no terminal, agregando ainda mais valor ao porto, com a implantação de uma nova expansão do terminal portuário, que são a implementação de mais três correias transportadoras, a construção de um bloco de utilidades e de um Terminal Intermodal de Cargas (TIC). “Todo o desenvolvimento do Ceará passará pelo porto, pois o equipamento incentiva setores como o da construção civil, comércio, moradia, urbanização, e empregos”, destaca Erasmo Pitombeira, diretor-presidente da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos). Hoje, o Porto do Pecém lidera a exportação de frutas e calçados entre todos do Brasil, segundo pesquisa da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. 

Na última década o terminal portuário ampliou em mais de seis vezes a movimentação de contêineres, em relação à registrada em seu primeiro ano de funcionamento, alcançando quase 200 mil TEU`s (medida equivalente a um contêiner de 20 pés de capacidade) no ano passado. O crescimento decorre em boa parte de sua liderança nacional na exportação de frutas e pescados, rumo à consolidação do porto como concentrador de cargas para distribuição aos grandes mercados internacionais, contribuindo para o crescimento econômico do Estado.
CRESCENTE
A Cearáportos, órgão vinculado à Seinfra e que administra o porto, prevê que a movimentação de cargas no terminal continuará crescendo, atingindo 260 mil TEU`s até 2014 e 300 mil TEU`s em 2016, tanto para exportação, quanto para importação. No que se refere à movimentação de carga geral, o salto previsto é de 6,5 milhões de toneladas em 2014 para 7,1 milhões no mesmo período. Esse crescimento será puxado, sobretudo, pela implantação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), a refinaria Premium II da Petrobras - a serem instaladas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) -, e a Ferrovia Transnordestina.

A nova expansão realizada no porto pelo governador Cid Gomes já teve seu processo licitatório concluído, faltando apenas a liberação da licença ambiental para que as obras sejam iniciadas. Nesse pacote de investimentos, que somarão cerca de R$ 600 milhões, estão incluídos uma nova ponte de acesso de 1.560 metros de extensão por 32 metros de largura, atendendo à demanda gerada pela siderúrgica, a refinaria e a Transnordestina; dois berços de atracação de navios na linha contínua ao TMUT, para atender à exportação de placas de aço a serem produzidas pela CSP; e uma adaptação do atual quebra-mar para que ele se transforme, na parte interna do porto, em rodovia. 

Até 2016 será encerrada a última fase da expansão, com a construção de terceiro berço de atracação, visando atender à demanda da siderúrgica em sua plena carga, a execução de mais um novo quebra-mar, de cerca de 2,8 mil metros, que abrigará mais cinco berços, para atender a todas as demandas da refinaria, bem como de mais dois berços para uso da Ferrovia Transnordestina. Até aquele ano estão previstas, ainda, a instalação de mais uma correia transportadora para movimentação de carvão e duas correias para minério de ferro, com os respectivos descarregadores.
PERSPECTIVA
A perspectiva é que o Porto do Pecém torne-se um grande atrativo para os armadores, especialmente com a possibilidade de aumento dessa atividade com a construção do novo Canal do Panamá, que reduzirá o tempo de viagem em 30 dias. Com a obra na América Central, o porto cearense - devido à sua proximidade com os mercados consumidores dos Estados Unidos e Europa, e seus equipamentos -, servirá como importante centro de movimentação das mercadorias vindas da Ásia, em direção aos mercados citados. O impacto de projetos estruturantes - como a CSP e a Refinaria Premium da Petrobras -, no Produto Interno Bruto (PIB) cearense será de 4%, além da geração de 50 mil empregos diretos e indiretos

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