Regional II vai a este blog e retorna a denúncia

As estátuas de Iracema, no Mucuripe e na Praia de Iracema, serão restauradas por meio de uma parceria entre a iniciativa privada e a Prefeitura. O monumento da Praia de Iracema foi feito pelo escultor cearense Zenon Barreto, enquanto o do Mucuripe foi idealizado pelo pernambucano Corbiniano Lins. Na semana passada, as mãos e o arco das estátuas da Praia de Iracema foram roubados. Em janeiro, a estátua do Mucuripe já havia sofrido vários danos.

Atualmente, de acordo com informações da assessoria da Secretaria Executiva Regional (SER) II estão planejando os serviços de reparo, em contato com o Departamento de Patrimônio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) para viabilizar a recuperação dos monumentos. Após analisar a estrutura das estátuas, serão definidas ações de restauração necessárias e o cronograma das obras. 

Ambas estátuas homenageiam a personagem Iracema, do romance homônimo de José de Alencar. A “virgem dos lábios de mel” foi instituída como ícone cultural de Fortaleza pela Lei 9884/11, sancionada pela prefeita Luizianne Lins em 30 de dezembro de 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário