CMF discute reajuste de servidores


 A Câmara Municipal de Fortaleza discutiu um pacote de mensagens que a prefeita Luizianne Lins encaminhou ao Poder Legislativo propondo reajustes de 3,10% no vencimento-base e benefícios específicos para algumas categorias.
Durante toda sessão de ontem, representantes dos sindicatos, parlamentares e o secretário municipal de Administração, Walmick Ribeiro, apresentaram seus posicionamentos acerca dos projetos de reajustes. A discussão foi tranquila, apesar do atraso dos vereadores e da falta de energia no início da sessão. Apenas duas categorias aceitaram a proposta da Prefeitura - os servidores do Instituto Doutor José Frota, nível superior, e os fiscais do Controle Urbano. As demais categorias discordam das vantagens apresentadas pela Prefeitura.
A presidente do Sindifort, Nascélia Silva, afirmou que, mesmo os servidores alterando sua proposta inicial de reajuste de 20% para 10%, sendo 3% em janeiro/ 2012 mais 7% em maio/2012, a Prefeitura não cedeu. No entanto, encaminhou um projeto de lei prevendo um reajuste salarial, desconsiderando as perdas anteriores. Ela, porém, afirmou que os servidores não aceitam a proposta e exigem a manutenção da data-base no mês de maio. Nascélia disse ainda que, apesar do ano eleitoral, as pautas específicas de cada categoria ainda podem ser discutidas pelo governo municipal.
Os servidores, em negociação há mais de três meses, reivindicam a manutenção da data--base em maio; concessão da licença especial e prêmio, em pecúnia, a exemplo do que foi concedido aos professores desde maio de 2011, para vigorar a partir de 2012; e extensão da carga horária de 6 horas para 8 horas – assegurando o pagamento de duas horas proporcional e auxílio refeição.
O secretário Walmick Ribeiro fez exposição da proposta da Prefeitura, mostrando que as mensagens são “frutos” de inúmeras reuniões, iniciadas no ano passado, o que, segundo ele, reflete um ganho real de 95% com as gratificações. Algumas cláusulas são específicas, mas outros gerais. Em resposta à categoria, a Prefeitura garante que haverá reposição de no mínimo 10,07%, se traduzido os ganhos com gratificações. “Este documento [as mensagens] representa todas as propostas segmento a segmento”, enfatizou o secretário, ressaltando não considerar “razoável” dizer que não houve debate com as categorias.
Hoje, deverá acontecer uma reunião conjunta das Comissões de Legislação e Justiça e Orçamento, Finanças e Fiscalização para debater os projetos. (Laura Raquel, da Redação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário