Dilma anuncia recursos para construção do metrô

A presidente Dilma Rousseff anuncia hoje, em Fortaleza, a liberação de recursos para construção da linha Leste do metrô de Fortaleza, que interligará o Centro da Capital ao bairro Edson Queiroz. Além de assinar a ordem de serviço para início das obras civis do Ramal Parangaba Mucuripe e vistoriará as ações de conclusão da Linha Sul, que está sendo concluída pelo Metrofor e ligará Fortaleza à Pacatuba.

A presidente inicia agenda por Maracanaú, onde embarca na estação Raquel de Queiroz até a estação Virgílio Távora. Ao desembargar juntamente com o governador Cid Gomes, Dilma anunciará os novos investimentos para o metrô, dentre eles: os investimentos para construção da Linha Leste.

O projeto básico, segundo o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Metrofor, Edilson Aragão, já está pronto e aprovado dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II. No dia 28 de março, uma audiência pública será realizada para apresentação do projeto e abertura de licitação. O investimento total anunciado pelo governo do Estado será de R$ 3, 2 bilhões, sendo R$ 1,9 bilhões do governo federal e o restante com recursos do tesouro estadual e Parceria Público Privada (PPP).

Aragão explica que, de fato, o novo trecho será uma redenção da mobilidade com a integração do transporte público. Isso porque, no passado, estudos apontavam que o Centro era o ponto que mais sofria com a alta demanda estrutural. Hoje, porém, estudo mostram que o fluxo comercial, educacional e populacional está sendo deslocada para a região leste da Capital. Ou seja, houve um deslocamento do desenho urbanístico da Capital. “Em 1970, pesquisas apresentavam que o Centro concentrava uma grande demanda. Agora, a demanda foi invertida”, disse. Para ele, é preciso haver um casamento entre o desenvolvimento urbano com os meios de transporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário