DEFESA DO TRABALHADOR


Chico Lopes vota contra e lamenta aprovação de previdência complementar para servidores da União

Registrando voto contrário à matéria, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) lamentou, na noite desta terça-feira, 28/2, a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do novo sistema de aposentadoria dos servidores públicos. Pela proposta, aprovada por 318 votos a 114, com 2 abstenções, fica instituída a Previdência Complementar para servidores da União, sendo aplicado o limite de aposentadoria do INSS para os servidores que serão admitidos após a aprovação do novo regime.

Chico Lopes analisou negativamente a aprovação da emenda da Comissão de Seguridade Social e Família ao projeto de Lei 1992/07, que institui a Previdência Complementar para os servidores da União. "Votei contra para manter meu histórico de defesa dos servidores públicos e da valorização desses profissionais como condição essencial para o serviço público de qualidade", afirmou Chico Lopes, logo após a votação.

"Não podemos admitir que haja servidores que terão previdência pública e outros que, por ganhar acima do teto do INSS, dependerão de um fundo privado para ter sua previdência", ressaltou Chico Lopes, lembrando sua trajetória de defesa do funcionalismo, desde os anos 50, quando ingressou no serviço público, como funcionário da Prefeitura de Fortaleza.

"Se era necessária a criação de um fundo para custear essas aposentadorias acima do teto, por que não um fundo público, em vez de privado?", questionou Lopes, justificando seu voto contrário à proposta e a favor dos servidores. "A matéria foi aprovada. Se passar também pelas demais votações e virar lei, estaremos atentos à fiscalização desse novo fundo, para que não haja prejuízo aos servidores", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário