Alemães se impressionam com projetos, mas questionam verba multimilionária


 Maurício Moreira
esportes@oestadoce.com.br
Os consultores alemães Thomas Jedlitchka e Henriette Wägerle, que participaram do planejamento da Copa do Mundo na Alemanha, em 2006, ficaram impressionados ao conhecer, ontem, os projetos de preparação da cidade de Fortaleza para a Copa de 2014. Eles vieram à Capital para promover intercâmbio de experiências com o poder público.

Thomas, que ministrará uma palestra sobre a “Experiência da Alemanha na Copa 2006” nesta quinta-feira (1º), como parte do I Seminário Fortaleza na Copa, ressaltou que a mobilidade urbana proposta irá “atuar de forma ampla, trazendo melhorias de qualidade para a cidade”. Já Henriette demonstrou interesse sobre a origem da verba e na autonomia do Município para tocar as obras. Ambos, ao final da apresentação, partilharam a mesma opinião: “Impressionante”.

Mas ambos questionaram o impacto dos R$ 300 milhões, verba necessária para pôr em prática os projetos, nos cofres públicos. Com preocupação semelhante, o presidente do Fundo Estadual Científico e Tecnológico (Funcet) e gerente executivo da Copa em Fortaleza, Herbert Lima, destacou que a “Copa não é apenas da Fifa ou do Governo, é da cidade”. Segundo ele, os preparativos devem trazer melhorias permanentes para o Município em diversos setores. “Não é só mobilidade urbana e estádios, como quer a Fifa”.

Após a reunião na Secretaria do Turismo de Fortaleza, onde assistiram vídeos de apresentação dos projetos, os consultores foram até os locais das obras. A opinião detalhada dos alemães sobre os preparativos poderá ser conferida no I Seminário da Copa, que acontece de hoje a sexta-feira (2), visando aproximar população e governo na preparação para 2014.

Penso eu - Conheço gente que acredita em tudo o que escuta. Imagina se eles ouvissem o Mentira Fresca falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário