Médico que cuida de Wando diz que risco de morte "é importante", mas confia em recuperação


O cardiologista Eduardo Szuster, um dos médicos que cuidam do cantor Vanderley Alves dos Reis (nome completo de Wando), afirmou nesta segunda-feira (30) que, apesar do quadro clínico grave do artista, a equipe médica confia na sua recuperação.
Wando está internado desde a última sexta-feira (27) no hospital Biocor, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). No sábado (28), ele foi submetido a uma angioplastia coronariana para desobstrução de artérias do coração. Ele continua no centro de tratamento intensivo, sedado e respirando com ajuda de aparelhos.
“Ele é um paciente que corre risco de morte ainda muito importante", avaliou Szuster. "A gente está oferecendo todos os recursos que o hospital pode oferecer, que são os melhores possíveis. A equipe e o corpo clínico estão empenhados na sua recuperação e, apesar do quadro, nós estamos muito confiantes na plena recuperação dele."
Segundo o médico, a evolução clínica do cantor vai nortear os próximos procedimentos a serem adotados pela equipe que acompanha o caso. “O que a gente tem que esperar agora, nas próximas horas e nos próximos dias, é a evolução clínica (de Wando)", explicou ele. "Isso é que vai ditar para a equipe de CTI que está acompanhando o caso a chance de avaliar o progresso dele e a possibilidade de, aos poucos, tentar tirá-lo do respiradouro e diminuir o suporte de medicamentos."
Uma das causas apontadas pelo especialista para explicar a situação do cantor é o histórico familiar dele. Segundo uma das irmãs de Wando, que esteve hoje na unidade hospitalar, o pai e um irmão morreram em decorrência de complicações cardíacas. Ela admitiu ter sido acometida por uma angina. “Apesar de ser uma doença multifatorial, na qual vários fatores contribuem, com certeza, o histórico familiar pesa muito”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário