A Linha
Sul já tem 95% das obras civis concluídas. São 24,1 km de extensão em via
dupla, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado.
O governador Cid Gomes realizou na
tarde desta quinta-feira (26) uma vistoria às obras subterrâneas da Linha Sul
do Metrô de Fortaleza. A visita foi acompanhada pelo presidente da Companhia
Cearense dos Transportes Metropolitanos (Metrofor), Rômulo Fortes, e por
técnicos. O roteiro foi iniciado da Estação Chico da Silva, seguiu pela Estação
José de Alencar e continuou indo na
direção da Parangaba.
Cid
realizou a vistoria percorrendo a pé boa parte dos trechos e conferiu o avanço
da Linha Sul. Atualmente, 95% das obras
civis dessa linha, que ligará o Centro de Fortaleza a Pacatuba já foram
concluídos. São 24,1 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície,
3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Essa foi mais uma grande obra em
execução no Estado vistoriada por Cid Gomes nos últimos dias. as demais foram:
Castelão, Porto do Pecém, Centro de Eventos, Aeroporto de Aracati e obras de ampliação nas CEs.
Linha Sul
A
obra está recebendo um investimento total de R$ 1,705 bilhão. A previsão é que
neste ano de 2012 sejam iniciados os testes com passageiros. Em 2013, serão
feitos os ajustes finais. A expectativa é transportar 350 mil passageiros por
dia, com a integração plena com os terminais de ônibus.
Quatro
trens já chegaram ao Ceará. Os demais, de um total de 16, vão chegar mês a mês
Os trens fazem parte de um total de 20 que
formarão dez composições de 80
metros, cada. Estão sendo executadas 18 novas estações: Carlito Benevides
(antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo
Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé;
Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery;
Parangaba; Couto Fernandes, Porangabussu; Benfica; São Benedito; José de
Alencar (antiga Lagoinha); Central;
Chico da Silva (antiga João Felipe).
O
Governo do Estado conseguiu a inclusão de mais duas estações no cronograma de
obras: Juscelino Kubitschek e Padre Cícero. As duas estações já estavam
previstas desde a concepção original da Linha Sul, mas com o Plano de Mobilidade
Urbana gerado pela Copa do Mundo da Fifa em 2014, suas implantações foram
antecipadas. Com isso, a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que liga Pacatuba ao
Centro de Fortaleza, terá ao todo 20 estações.
A
implantação do metrô de Fortaleza é considerada a maior obra estruturante da
Capital. A expectativa é que o metrô solucione um dos grandes problemas da
cidade, que é o ordenamento de seu trânsito. A necessidade de se aumentar a
oferta de transporte público de qualidade em substituição aos carros de passeio
tem sido um dos objetivos de governos para desafogar as vias e melhorar a mobilidade urbana.
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