A demissão de Elias,do DNOCS, segundo Gedel Vieira Lima


Em meio à crise do Dnocs, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) acomodou no twitter um lote de notas reveladoras. Ajudam a entender o que se passa no sótão do sócio majoritário da coligação governista.
Para Geddel, hoje vice-presidente da Caixa Econômica Federal, o PMDB encontra-se pendurado nas manchetes em posição incômoda: “Tô achando o noticiário envolvendo o PMDB muito carregado. Tá na hora de parar para arrumar, a política tá mal conduzida.”
Acha que seu partido deveria mimetizar a legenda de Dilma Rousseff. Sob pena de ter de se contentar com as sobras do processo: “Vejo o PT discutindo 2018, e o PMDB? Nosso destino não pode ser aguardar a posição dos outros pra ver que migalhas vão nos caber.”
Receia que, submetido aos planos do PT, o PMDB flerte com o risco de tornar-se irrelevante. A agremiação estaria para o petismo como os ‘demos’ estão para o tucanato: “Partidos não devem se entregar a outros partidos. O DEM se entregar ao PSDB é um bom exemplo.”
Quanto à demissão de Elias Fernandes, o afilhado que Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) mantinha no Dnocs, Geddel discordou do método, não do mérito: “Ruim esse episódio do Dnocs. A forma não trás nenhuma contribuição à aliança entre PT e PMDB.”
Sob Lula, Geddel comandou a pasta da Integração Nacional, de cujo organograma pende o Dnocs. Elias Fernandes fora nomeado na sua gestão. Há outros sobreviventes da época de Geddel. Gente que o novo ministro, Fernando Bezerra (PSB), premido pelo Planalto, cogita mandar ao meio-fio.
“Tá demorando, não?”, deu de ombros Geddel, destoando de Henrique Alves, que quebrou lanças por Elias. “Já não sou ministro há dois anos, nada mais natural que o [novo] ministro monte sua equipe, como à época montei a minha.”
Geddel toma distância dos nomeados: “Não tenho indicados no Ministério da Integração, lá estão ainda pessoas que me ajudaram como ministro. Não tenho afilhados, fora os que levei à pia baptismal.”
Tomado ao pé da letra, Geddel soa como um quase dissidente. Na Bahia, já se tornou o mais fervoroso adversário do governador petista Jaques Wagner. Para a eleição municipal de 2012, costura uma aliança que inclui os oposicionistas PSDB e DEM. Parece considerar a hipótese de, no futuro, distanciar-se também do PT federal.
As reflexões de Geddel são compartilhadas por um número crescente de pemedebês. O grupo dos insatisfeitos joga com o relógio. Divide-se em duas alas. Uma tem pouca vocação para o de$apego. Outra não tem, ainda, um nome para contrapor ao de Dilma, o projeto reeleitoral do PT.
Penso eu - Não tem fundamento. QUando Ministro Gedel mandou pra cá uma senhora baiana chamada Crsitina Peleteiro que era o olho dele na administração do DNOCS e nos interesses dele e da Bahia. Esse povo precisa entender que não tem mais besta no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário