Orós (CE) inova com delegacia itinerante


Uma polícia próxima dos moradores, ouvindo reclamações, demandas e prestando serviços comunitários. 
O projeto inédito do delegado de Polícia Civil, Nartan Andrade, ganhou forma concreta, a partir da ação Delegacia Itinerante. 
O programa começou no distrito de Palestina, zona rural deste município, localizado na região Centro-Sul. Dezenas de pessoas foram beneficiadas com emissão de documentos pessoais, CPF, Carteira de Identidade, Carteira do Trabalho e Previdência Social, registro de Boletim de Ocorrência e atendimento nas áreas sociais e de saúde.

Nartan Andrade, autor do projeto Delegacia Itinerante, assumiu a função de delegado há oito meses. Inquieto e estudioso, Andrade permanece ansioso para ver o programa andar mais rapidamente no município de Orós, onde é titular da Delegacia de Polícia Civil e plantonista na Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó. ´Vi a necessidade de aproximar-se da comunidade, de fazer uma polícia cidadã, acompanhando a evolução dos tempos´, disse. ´Delegado não pode ficar sentado, atrás de um birô´.

Além de ir ao encontro dos moradores, Nartan Andrade busca credibilidade para a instituição. ´É preciso confiança e parceria com os moradores para elucidar determinados crimes e combater grupos organizados nas cidades e nos distritos´, observou. ´Só o trabalho policial não dá mais´. 

O delegado contou que se inspirou no projeto Ação Sustentável realizado pela TV Verdes Mares e que está em curso atualmente em cidades do Interior do Ceará. ´Serviu de modelo e de exemplo´.

No primeiro momento, o projeto prevê o atendimento direto aos moradores a partir do fornecimento de documentos pessoais e assistência social e de saúde. ´Há uma demanda reprimida nos distritos´, observou.

Atendimento

´Muitas pessoas não têm condições ou apresentam dificuldades para se deslocar até a cidade em busca de documento e de outros serviços´, salienta. Lembra que nem sempre as unidades estão funcionando com regularidade e muitos moradores vão até os centros e não conseguem o atendimento devido.

No segundo momento, haverá reuniões comunitárias para ouvir as demandas, discutir ações comuns na área de segurança pública com as associações de moradores e traçar os problemas para definir as soluções. ´Esse é um projeto de todos´, frisou Andrade. ´Temos apoio da Câmara de Vereadores, da Prefeitura, sindicatos, associações comunitárias e de empresários´. 

A ideia é inovadora e é única no Ceará. ´O delegado precisa participar da vida social e manter parcerias´.
Os encontros devem ocorrer a cada 15 dias nos distritos. ´Estamos definindo o calendário de visitas´, disse Nartan Andrade. Nesta semana, o prédio comunitário da Delegacia Sindical, no distrito de Palestina, ficou pequeno para abrigar moradores que foram em busca dos serviços oferecidos pela Delegacia Itinerante.

A maioria desejava obter documentos de identificação para os filhos, crianças e adolescentes. Outros registraram Boletim de Ocorrência por perda de documentação.
O vereador João Filho destacou a importância do projeto. ´Tem um aspecto social relevante e facilita a vida dos moradores da zona rural´, disse.

MAIS INFORMAÇÕES

Delegacia Regional de Polícia Civil de Orós, Av. J. Fares Lopes S/N, Região Centro-Sul
Telefones: (88) 3584. 1190/ 3584.1535 

Do miseria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário