Fotografia é história



A hora do Ângelus
Foto

Da janela da Santa Sé, João Paulo II fala para a multidão de católicos. É a Hora do Ângelus, quando o Chefe da Igreja fala de corpo presente para a multidão de fiéis na Praça São Pedro. 1984.
Como foi – Há personagens que a gente fotografa e toma por eles atenção especial. Cobri as três viagens que João Paulo II fez ao Brasil, nos governos Figueiredo, Collor e Fernando Henrique, além da visita que José Sarney fez à Itália, quando era presidente. Vi de perto o caráter popular que empregou ao seu pontificado de 26 anos, aproximando a figura papal aos religiosos de todos os países. Uma figura magistral. Por isso, raras foram as vezes que deixei de ir ao Vaticano quando, por alguma razão, passei por Roma. Fiz essa foto aí em uma de suas primeiras reaparições, ainda com a saúde abalada depois do atentado que sofreu em maio 1981. Bento XVI mantém o mesmo costume do cardeal Karol Wojtyla. Todos os domingos às dez da manhã, Sua Santidade comparece à mesma janela para a bênção papal.
Orlando Brito é um dos maiores fotojornalistas do mundo.
Penso eu - Por pura coincidência estava em duas dessas viagens do Brito a Roma e, mais ainda, fotografia desse mesmo ângulo a benção papal de João Paulo II em pelo menos 10 vezes, pois sempre gostei de ir, ou passar por Roma aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário