Manoel Duca pede providências para minimizar dívida de agricultores


Na sessão plenária desta quarta-feira (30/11), o deputado Manoel Duca (PRB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para pedir providências que possam minimizar o endividamento rural dos produtores e agricultores nordestinos. O tema foi debatido na última terça-feira (29/11) pela Comissão de Agropecuária da Casa em conjunto com a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Faec) e com as federações de Agricultura e Pecuária do Ceará e Paraíba.

Segundo o parlamentar, os juros da dívida aumentam a cada dia, criando dificuldades principalmente para o setor primário. “São dívidas impagáveis. É preciso unir todas as assembleias do Nordeste, sensibilizar as autoridades e levar essa questão para a presidente Dilma Rousseff”, ressaltou.

O deputado frisou que, na maioria das vezes, os trabalhadores não pagam os passivos por causa da não produção, decorrente dos períodos de seca. “É dever do Estado assegurar uma vida digna aos trabalhadores, principalmente aos homens do campo. Precisamos tirar os nordestinhos dessa humilhação”, disse.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) salientou que os agricultores se endividam quando não conseguem uma boa produção. “Por isso é importante levantar a bandeira de investir mais no setor da agricultura”, destacou.

O deputado Hermínio Resende (PSL) defendeu mais debates para encontrar soluções. “Membros da Assembleia Legislativa da Paraíba distribuíram ontem cartilhas que apontam soluções para minimizar essas dívidas. Precisamos nos aliar a eles e trabalhar em prol desta causa”, afirmou.

Já o deputado Fernando Hugo (PSDB) solicitou que durante o encontro que deve acontecer na tarde de hoje entre parlamentares e o governador Cid Gomes o assunto seja levantado. “Cid Gomes deve solicitar que a bancada cearense do Congresso trabalhe junto a outras bancadas pela aprovação do projeto do ex-senador Luiz Pontes (PSDB), que propõe a criação do Fundo da Cajucultura Nordestina”, ressaltou.

O deputado Moésio Loiola (PSD) defendeu que a exemplo da Bahia que criou o Fundo do Cacau, o Ceará deveria lutar pela instituição do Fundo do Caju. “Se falta caju, por exemplo, é mais aperto para os agricultores que tiram dessa produção o dinheiro para comprar cabritos”, citou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário