CAstro Alves no CIneclube Avenida nesta terça



“Castro Alves – Retrato Falado do Poeta”, filme do polêmico cineasta Sílvio Tendler, será exibido esta terça-feira, às 19h, fechando as atividades de 2011 no Cineclube Avenida, espaço que ao longo do ano se consolidou como opção para o cinema independente em Fortaleza

Um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos tem sua trajetória revisitada por um dos mais atuantes e polêmicos nomes do cinema nacional. “Castro Alves – Retrato Falado do Poeta”, filme de Sílvio Tendler, será exibido esta terça-feira, 29/11, às 19h, fechando a programação deste ano no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). Um espaço que se consolidou, ao longo de 2011, como importante alternativa para o cinema independente, na capital cearense.

Rodado em 1999, “Castro Alves” traz o ator Márcio Garcia, interpretando o aclamado poeta, em um misto de documentário e ficção. Além de sua inestimável obra poética, a luta de Castro Alves pela abolição da escravatura e pela proclamação da república é contada em detalhes no filme, que recebeu o Prêmio Margarida de Prata, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, destinado a filmes que ressaltam valores humano, éticos e espirituais.

Coordenador do Cineclube Avenida, o cineasta Francis Vale ressalta o salto positivo do primeiro ano de atividades do espaço, que se somou ao circuito de exibição audiovisual em Fortaleza, sempre enfatizando curtas-metragens de autores cearenses e produções de cineastas independentes do Brasil.

“Ao longo do ano, mostramos curtas premiados em festivais como o de Cinema Digital de Jericoacoara, além de novas produções, contemplando filmes de realizadores como Philippi Bandeira e Marilena Lima, além do próprio Sílvio Tendler”, detalha.

“Todas as exibições foram seguidas de debate com o público, reforçando o caráter de discussão e formação, marca registrada do movimento cineclubista ao longo da história”, enfatiza Francis Vale, apontando que “Castro Alves” foi escolhido para fechar a programação do ano em referência ao Mês da Consciência Negra, comemorado em novembro.

O espaço

Cineclube Avenida se localiza no I Subsolo do Shopping Avenida (Av. Dom Luiz, 300, Aldeota) e conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 60 pessoas, expansível para 100 com cadeiras extra, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates.

A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense. Em dezembro, o Cineclube Avenida fará uma pausa, retornando com sua programação em janeiro, sempre procurando contribuir para o fomento e a difusão do audiovisual cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário