Projeto Farmácias Vivas ganha prêmio do MinC

O projeto Farmácias Vivas, da Universidade Federal do Ceará, está entre os vencedores do Prêmio Cultura e Saúde, concedido pelo Ministério da Cultura, através da Secretaria da Cidadania Cultural. Mais de 400 projetos foram inscritos, 120 selecionados e o da UFC recebeu nota máxima (100). Idealizado pelo Prof. Francisco José Abreu Matos, falecido em 2008, e coordenado hoje pela Profª Mary Anne Medeiros Bandeira, o Farmácias Vivas foi iniciado em 1983 tendo como base o Horto de Plantas Medicinais da UFC. Vincula-se ao Laboratório de Produtos Naturais, instalado junto ao bloco do Departamento de Química, no Campus do Pici. Desenvolve ações de saúde e educação sobre plantas medicinais, com a participação de alunos, professores, profissionais de saúde e a comunidade.

A premiação do projeto, pelo MinC, se deu porque as atividades ocorrem num contexto que engloba também cultura e arte, além de saúde e cidadania. Livros, CDs e DVDs são recursos utilizados para disseminar os conhecimentos sobre fitoterapia entre o público especializado e o leigo. Um dos livros mais recentes, e que fez parte do conjunto premiado pelo MinC, é o “Plantas medicinais em verso”, de autoria da Profª Mary Anne. Apresenta 40 poemas, cada um deles dedicado a uma planta.

Os versos tratam do uso correto dos vegetais e fazem relação da saúde com sentimentos que levam ao bem estar. Outras obras que integram o projeto são clássicas, como “Farmácias Vivas” e “Plantas medicinais”, de autoria do Prof. Matos, e “Orientações farmacêuticas sobre preparações caseiras de plantas medicinais”, escritos por ele e a Profª Mary Anne. Nos CDs e DVDs, que são distribuídos em cursos e formações, está a metodologia do projeto Farmácias Vivas. As atuais e futuras gerações podem receber os ensinamentos do próprio Prof. Matos por meio das gravações.

A premiação do MinC é de R$ 20 mil, que serão revertidos para as atividades do Projeto. De acordo com a Profª Mary Anne, decreto do Governador Cid Gomes, no ano passado, regulamentou a implantação de unidades de Farmácias Vivas no Estado, considerando o Horto de Plantas Medicinais da UFC como matriz. Ela informa que hoje já existem, em nosso Estado, 74 unidades. A luta junto ao Governo estadual é para incluir no Plano Plurianual a instalação de mais 10 pólos.

Quem desejar obter mais informações sobre o Farmácias Vivas pode visitar sua sede, no Campus do Pici. Nas dependências do Laboratório de Produtos Naturais foi criado o Espaço Francisco José Abreu Matos, onde estão objetos pessoais, peças, fotos e documentos que mostram o legado deixado por esse renomado cientista cearense. Para agendar visitas é só ligar para (85) 3366.9984 e 3366.9418.

Nenhum comentário:

Postar um comentário