Navios hotéis e não se fala mais em novos berços

Fortaleza receberá seis jogos da Copa do Mundo de 2014, que irão atrair para a Capital cearense uma grande quantidade de turistas. Para acomodar os visitantes, além da rede hoteleira, serão disponibilizados navios de passageiros que servirão de hotel. De acordo como o titular da Secretaria Especial de Portos, ministro Leônidas Cristino, pelo menos dois navios-hotéis ficarão atracados no Porto do Mucuripe durante a Copa.

Cada navio de passageiros, do tipo que faz cruzeiro marítimo, terá, no mínimo, três mil leitos. “Esses navios substituirão hotéis para garantir a hospedagem de estrangeiros que na Copa virão a Fortaleza assistir aos jogos dos seus países. A ideia inicial é trazer dois navios, mas pode ser que venham outros”, explica.

Segundo o ministro, os navios são uma boa estratégia para acomodar os turistas, uma vez que a construção de hotéis demanda muito tempo e dinheiro. Mesmo assim, Leônidas Cristino destaca a necessidade da construção de mais hotéis em Fortaleza, sobretudo de cinco estrelas. Estes empreendimentos, contudo, devem ser construídos conforme as necessidades da demanda normal e do crescimento do turismo, uma vez que a Copa do Mundo dura apenas um mês.

Leônidas Cristino acrescenta que, além de Fortaleza, cidades como Natal, Manaus, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e Santos também deverão contar com navios-hotéis durante a Copa de 2014.

DRAGAGEM DO PORTO
O ministro afirmou que, com o fim da dragagem do Porto do Mucuripe, que passará de 10 metros de profundidade para 14 metros, Fortaleza tem condição de receber grandes navios de passageiros e principalmente cargueiros.
Segundo o secretário Leônidas Cristino, durante a dragagem do Porto, surgiu no solo uma pedra de tamanho considerado muito grande, mas que já está sendo retirada para que serviço fique concluído em, no máximo, duas semanas.

Cristino lembra que está iniciando o processo licitatório do terminal de passageiros do Porto do Mucuripe, prevendo que as propostas deverão ser abertas em torno do dia 18 de novembro. De acordo com o ministro, a obra vai contar com investimento do governo federal da ordem de R$ 130 milhões, dinheiro que também vai servir para a construção do berço de atracação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário