Lula recebe médico e pede a amigos que adiem visita


Paulo Whitaker/Reuters
Lula passou o domingo no seu apartamento, em São Bernardo. Fez rápida aparição na sacada de sua cobertura. Carregava o neto Pedro no colo.

Afora os familiares, recebeu apenas a visita do amigo e cardiologista Roberto Kalil Filho.

Foi Kalil quem, na noite de quinta (27), na festa de aniversário de Lula, aconselhou-o a realizar os exames que resultaram no diagnóstico de câncer na laringe.

A pedido do próprio Lula, o médicofalou com o repórteres ao deixar o prédio. "Ele determinou aos médicos que fossem bem transparentes”, disse.

“Lula sabe o que foi diagnosticado, tudo foi bem discutido. […] "Ele está extremamente bem humorado e confidante…”

“E isso é fundamental para o sucesso de qualquer tratamento. Marisa é o braço forte e os dois estão tranquilos."

Normalmente loquaz, Lula poupa a voz desde que recebeu a notícia de que, por trás do agravamento de sua rouquidão, escondia-se um câncer.

Cerra os lábios a pedido dos médicos. Os amigos que telefonam estão sendo aconselhados a adiar as visistas. Dilma ligou no sábado. Falou com Marisa.

Nesta segunda (31), dia em que Lula retorna ao Hospital Sírio Libanês para a primeira sessão de quimioterapia, Dilma cumrpirá agenda em São Paulo.

O Planalto não informa se a presidente irá visitar o antecessor.

Também às voltas com um câncer, o companheiro de infortúnio Hugo Chavez divulgou uma nota. No texto, o presidente venezuelano declara:

"Lula sabe que estarei atento ao desenrolar de todo seu processo, como ele tem estado junto a mim na circunstância que vivi e estou superando."

Chávez referiu-se a Lula também numa cerimônia pública, transmitida pela TV estatal da Venezuela. “Viveremos e venceremos”, disse.

Recordou que, antes dele e de Lula, também Dilma e o presidente paraguaio Fernando Lugo foram abalroados pelo cancer.

"Estamos nos especializando na América do Sul em enfrentar e derrotar o câncer. Lula também o derrotará…"

“…Com o favor de Deus, com a ciência médica, e com essa grande coragem de esse grande líder que é Lula, ele vai superar isso.”

Lula havia agendado para 11 de novembro uma visita a Caracas. Porém, cancelou todos os compromisssos até janeiro de 2012.

Deu no josias

Nenhum comentário:

Postar um comentário