Começa amanhã - Superkite reúne tops do mundo no Cumbuco


Grandes talentos do kitesurf do Brasil e do mundo vão colorir o céu e movimentar as águas da praia do Cumbuco, a 30km de Fortaleza, com manobras radicais em mais uma edição do Superkite Brasil. O evento internacional, que acontece entre os dias 1º e 6 de novembro, terá competições nas modalidades Freestyle (manobras aéreas) e Race (regata), em frente ao Hotel Duro Beach.

O Superkite traz ainda como novidade para a edição deste ano o Surf Jam, um encontro entre grandes atletas internacionais em busca da melhor performance no Wave Strapless (manobras nas ondas e com prancha sem alça), no Pico das Almas. “O Ceará é a Meca do Freestyle no mundo e o destino número um do kitesurf. Aqui se tem a combinação perfeita de vento, temperatura e cultura”, diz Maurício Abreu, um dos precursores do Wave internacional e convidado especial para coordenar as provas do Superkite Brasil 2011.

O Superkite Brasil 2011 tem uma das melhores premiações em campeonatos internacionais do gênero e vai oferecer um total de R$ 40 mil aos melhores colocados em cada modalidade, sendo R$ 5 mil para os vencedores da etapa do Campeonato Cearense – Free For Kite de Freestyle, que abre o evento amanhã (1º) e segue até quarta-feira (2) com disputa nas categorias masculina e feminina. A expectativa é de que mais de 100 kitesurfistas participem do evento.

Na quinta-feira (3) começarão as competições do Freestyle Internacional, que promete shows de manobras com a presença de grandes nomes mundiais e os maiores talentos nacionais. O diretor de prova será o cearense Tiago Nottingham. Já as provas de Race, com categoria mista, iniciam no sábado (5), tendo na direção o norte-americano Alex Aguera. A disputa pelo título das duas modalidades segue até domingo (6). Os critérios de avaliação destas competições adiantam as novas normas internacionais que serão usadas pela PKRA (Associação Profissional dos Kitesurf Riders) a partir de 2012, uma oportunidade para os atletas que queiram se preparar para as regras oficiais do circuito no próximo ano.

Surf Jam A grande atração do Superkite Brasil 2011 é o Surf Jam, prova inédita no mundo que será realizada na sexta-feira (4), com 24 convidados de renome internacional, sendo seis cearenses. O Surf Jam é um encontro entre os precursores e ícones do freesurf mundial, que disputam de maneira descontraída a melhor performance nas ondas. Sobe no lugar mais alto do pódio aquele que tiver o maior destaque na apresentação.

“O Surf Jam é uma sessão organizada de freesurf entre amigos. Esse tipo de evento vem crescendo muito no wakeboard nos Estados Unidos, pois o foco dele é a evolução do esporte de maneira descontraída e sem a rivalidade das competições normais” diz Maurício Abreu, um dos precursores do kitesurf wave internacional e convidado especial para coordenar as provas do Superkite Brasil 2011.

Entre os convidados estão Patrick Rebstock (USA), Ian Alldredge (USA), os brasileiros: Guilly Brandão (SP), Fábio Nunes (SC), Felippe Frajolinha (RJ), Marcelo Cunha (RJ), Bruno Pitanga (BA), João Henrique (PE), Tiago Nottingham (CE) e Eduardo Rato Fernandes (PE). O Surf Jam tem como diretores de prova Mauricio Abreu e o australiano Ben Wilson, atleta que surfou a maior onda do kitesurf do mundo em Fiji esse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário