PF cumpre 13 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão na Ibiapaba

A Controladoria-Geral da União (CGU) investiga o desvio de mais de R$ 30 milhões em licitações.
A Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Estadual (MPE) e a Polícia Federal desarticularam, nesta quarta-feira (31), um esquema de desvio de verbas públicas na Serra da Ibiapaba. Sete servidores do CGU, seis promotores de Justiça e 77 policiais federais foram acionadas para o cumprimento de 13 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão.

O alvo da Operação Província II foi o município de Ibiapina, a 300 quilômetros de Fortaleza, mas a capital cearense, São Benedito e Tianguá também foram visitados por agentes da PF. De acordo com as investigações, diversos processos licitatórios realizados pela Prefeitura, entre os anos de 2009 e 2011, foram fraudados mediante o conluio de empresários e servidores municipais.

A Controladoria-Geral da União afirma que "empresas fantasmas eram convidadas para participar dos certames de modo a simular competição". Ainda segundo o órgão, a quadrilha visava licitações para locação de veículos, inclusive para o transporte escolar, obras e realização de eventos. O montante dos contratos fiscalizados supera R$ 30 milhões.

Além de cumprir mandados de prisão, busca e apreensão em orgãos públicos, residências e empresas, a Justiça também determinou o bloqueio de bens das pessoas e empresas envolvidas, além da quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos investigados.

Mais

A Operação Província I foi desencadeada em março deste ano com o objetivo de desarticular uma quadrilha especializada no desvio de verbas públicas em vários municípios do Ceará e de órgãos da estrutura administrativa do governo estadual, com a participação de servidores públicos e membros de comissões de licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário