Campanha Quem Cala, Consente sobe a Serra da Ibiapaba




O município de Tianguá, localizado na Região da Ibiapaba, sediou na manhã desta quarta-feira (31) o 4º Seminário regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência sexual contra criança e adolescente é crime!’, iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento aconteceu no ginásio da Escola de Educação Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho.

Representando a Assembleia Legislativa esteve presente a presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada Bethrose (PRP); a vice-presidente, deputada Fernanda Pessoa (PR); além dos deputados Leonardo Pinheiro (PR) e Drª Silvana (PMDB). Na ocasião, compareceu a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-CE), Monica Silan; representante da 5ª CREDE, Lúcia Freire; e demais autoridades dos municípios da região.

“A violência sexual contra crianças e adolescentes é um tema que deve ser tratado permanentemente, pois não podemos ficar atentos só quando vimos algum fato ser divulgado na mídia”, explica a deputada Bethrose, informando que enquanto houver meninos e meninas tendo a infância destruída, a sociedade e o poder público precisam manter a mobilização e lutar para a punição do agressor e a recuperação da vida das vítimas.

Durante o seminário houve palestras com a psicóloga e escritora Helena e com o advogado Felipe Sá, que explicaram as diferenças entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso, os meios de denunciar e a legislação relacionada ao tema.

Os municípios participantes do 4º Seminário Regional, além de Tianguá, foram Ipu, Viçosa do Ceará, Ubajara, São Benedito, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Ibiapina e Croatá. Participaram também do encontro, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e estudantes de grêmios estudantis.

Encontros

O ciclo de seminários regionais está percorrendo as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses. Até junho de 2012, o evento ainda acontecerá nos municípios de Sobral, Canindé, Baturité, Horizonte, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Crato, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza.

Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio, na Assembléia Legislativa do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário