Vândalos - Recém-inaugurado, PV sofre com pichações


Mal foi inaugurado, já é possível ver as ações de vândalos nos muros e na fachada principal do Estádio Presidente Vargas (PV). Palco dos principais jogos cearenses nos próximos três anos, o equipamento esportivo passou por uma grande reforma, sendo inaugurado, parcialmente, no último dia 8 de maio. Entretanto, poucos dias depois, várias pichações já podiam ser vistas, manchando a beleza da obra e mostrando que uma parte minoritária da população, geralmente formada por marginais, não possui qualquer consciência de preservação do patrimônio público.
Ontem, a equipe do Jornal O Estado esteve no PV e observou que várias pichações ainda sujavam a tradicional entrada principal do estádio. Quem trabalha e vive do futebol se indigna com as ações inconsequentes desses contraventores que, em grande parte, são menores de idade. “Acho até que demoraram para sujar os muros. Isso é coisa de vagabundo. Infelizmente eles são sagazes”, esbravejou o cronista esportivo Morais Filho.

Segundo ele, a grande parte dos torcedores está fazendo sua parte, preservando e evitando as depredações do PV durante os jogos. Mesmo em um jogo onde a torcida saiu insatisfeita, como o que ocorreu no ultimo sábado na derrota do Fortaleza frente ao América-RN, por 3 a 1, Morais revelou que os “leoninos” se comportaram e apenas manifestaram-se através de reclamações.
“Os frequentadores do estádio, os verdadeiros torcedores, estão cuidando do patrimônio. Até agora não vi nenhum tipo de depredação dentro do PV. O problema são esses marginais que acham que pichação é arte. Essas pessoas devem ser presas para aprenderem a cuidar do que é nosso. Do que adianta fazer uma obra como esta, se a molecada não respeita. O pior é que geralmente as ações são de madrugada e fica difícil fiscalizar”, lamentou.

CONSCIÊNCIA PÚBLICA
Formar a consciência de pertencimento é a principal ferramenta para manter a preservação do PV. Isso é o que o secretário municipal de Esporte e Lazer, (Secel), Evaldo Lima, tenta promover entre os fortalezenses. De acordo com ele, também é um papel da sociedade procurar preservar os equipamentos públicos, lembrando que “cada centavo para a reforma do estádio saiu dos bolsos dos contribuintes”.

Entretanto, Evaldo salientou que medidas de proteção estão sendo tomadas. Ele revelou que no jogo do último sábado foi implantado um sistema de segurança com 105 câmeras que faz todo o monitoramento interno e externo do PV. Evaldo explicou que as filmagens servirão como documento para futuras punições e identificações de vândalos. As atuais pichações serão retiradas até o próximo dia 14 de setembro, data onde será comemorado os 70 anos do Presidente Vargas.

CRIAÇÃO DE JUIZADO
O secretário disse ainda que é importante a criação de um juizado especial do torcedor para que as ocorrências durante as partidas sejam apuradas e analisadas de forma mais célere. Evaldo explicou que o projeto de implantação já está sendo estudado pelo Ministério Público Estadual e o Tribunal de Justiça.

“O PV é um bem nosso. Estamos fazendo campanhas de preservação do patrimônio. Mas, muitas vezes é difícil identificar os vândalos. Mas, agora, com o monitoramento 24 horas e a proteção da Guarda Municipal poderemos nos resguardar de forma mais eficiente. Teremos a certeza da punição”, pontuou Evaldo.

Penso eu - Com todo o respeito ao famoso Direitos Humanos; por acaso alguém aí já ouviu falar na Lei de Chico de Brito? Caso contrário, liguem para a TV Globe, em Recife, é perguntem ao repórter Francisco José de Brito, filho "da Lei" que ele conta como era.

Nenhum comentário:

Postar um comentário