PREFEITO DO IPU E SECRETARIA DAS CIDADES APRESENTAM NÚMEROS DIVERGENTES SOBRE KITS SANITÁRIOS

As irregularidades no caso dos kits sanitários construídos por uma empresa fantasma no município do Ipu, conforme denuncia feita pelo Ministério Público (MP) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), e apresentado em primeira mão por este blog faz mais de 15 dias, foram contestadas pelos envolvidos. No entanto, os números apresentados pela prefeitura e a Secretaria das Cidades divergem em relação ao total de construções realizadas.

Pelo convênio celebrado em março de 2009 entre a Prefeitura do Ipu e o Governo do Estado, 2.108 banheiros deveriam ter sido construídos, que custariam pouco mais de 3 milhões de reais.

Em nota, o prefeito Sávio Pontes (PMDB) afirmou que 90% dos dos banheiros previstos no convênio celebrado com o Governo do Estado em 2009 já foram construídos, apesar das imagens que mostram construções inacabadas e material abandonado, feitas pela TV Jangadeiro quem primeiro mostrou os mal feitos.

A Secretaria das Cidades afirma ter recebido relatório de construção e entrega, com fotos e declaração de recebimento dos moradores, de 1.098 banheiros no município de Ipu. A reportagem da TV Jangadeiro mostra vários moradores do município afirmando terem assinado papéis antes de receberem qualquer benefício.

Diferença
O problema é que a soma das partes não fecha. Pelos cálculos de Sávio Ponte, os 90% alegados correspondem a 1897 banheiros construídos.

Já nas contas da Secretarias das Cidades, os 1098 documentos que comprovariam a existência dos banheiros correspondem a 52% do total.

A diferença entre os dois é de 799 kits sanitários. Segundo auditoria feita pelo do TCM, em janeiro de 2010, a fiscalização feita por técnicos do órgão não encontrou a “documentação imprescindível” para localizar os kits sanitários, e que as vistorias feitas por indicação dos moradores, algumas obras tinham sido apenas iniciadas “sem nenhum controle de execução e plano de trabalho”.

Esclarecimento
Ainda de acordo com o relatório, as seguintes informações poderiam esclarecer quaisquer dúvidas sobre os banheiros de Ipu:

1 – Relação das pessoas beneficiadas;
2 – Relatório atualizado de execução das obras, com as respectivas medições;
3 – Croquis de localização, estabelecendo as localidades e as quantidades de kits já executados ou em execução.

Mais números
População de Ipu: 40.841 (dados de 2008 – IBGE);
Com a suposta construção de 2.108 kits, daria um banheiro para cada 20 pessoas;
Considerando uma média de 5 pessoas por família, seria um kit para cada quatro famílas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário