Assembleia Legislativa inicia processo de certificação de qualidade

A Assembleia Legislativa vai iniciar na próxima segunda-feira (01/08) o processo de certificação de qualidade da Casa com um curso voltado aos consultores legislativos. Essa iniciativa é o ponto de partida do processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do novo plano gestor para modernização Legislativo, encampado pelo presidente deputado Roberto Cláudio (PSB).

O Sistema da Qualidade faz parte do novo modelo de gestão do Legislativo e seguirá o padrão internacional ISO 9001. A ideia é que os servidores aprimorarem o planejamento estabelecendo indicadores, atingindo metas e avaliando melhor os resultados para prestação de contas das ações da Casa à população cearense. Além da interpretação dos requisitos da norma ISO 9001:2008, o curso irá abranger os princípios do gerenciamento da qualidade por meio de um método chamado PDCA. As siglas, em inglês, significam planejar; fazer; controlar e agir.

Na prática, isso irá aumentar a produtividade eliminando improvisos e evitando que tarefas precisem ser refeitas. Um dos objetivos é reduzir a taxa de erros e de custos. O resultado de tudo isso será o aumento da satisfação do público interno, ou seja, parlamentares e servidores, e do público externo, a sociedade e suas instituições.

Os consultores legislativos serão os primeiros a participar do curso. Em seguida, os servidores das comissões técnicas e da taquigrafia serão contemplados. Segundo Annia Saboya, uma das responsáveis pelo processo de certificação, por serem área fim do Legislativo, os setores da Diretoria Operacional têm prioridade.

Annia Saboya explica que o certificado é uma consequência do desenvolvimento e da implantação do SGQ. “A finalidade maior é ter produtos e serviços de excelência. Como consequência, a gente vai obter a certificação. Mas isso não é um fim si mesmo”, pondera. A expectativa, segundo ela, é de que em seis meses a Casa alcance a certificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário