JORNAL REVELA QUE CHÁVEZ DEMONSTRA EVIDENTE DIFICULDADE PARA CAMINHAR E VOZ MAIS FRACA


Chávez está visivelmente mais magro e abatido

Visivelmente mais magro e mostrando dificuldade para caminhar, o caudilho Hugo Chávez reapareceu quarta-feira desde Cuba nos vídeos de televisão dos venezuelanos numa espécie de "prova de vida" que pretendia calar as persistentes especulacões de que está demasiado enfermo para governar, diz o jornal El Nuevo Herald, em seu site nesta quinta-feira.
De acordo com o diário editado em Miami em español e como ampla circulação no âmbito latino-americano, não obstante as imagens de televisão, horas depois seguiu-se o anúncio de que uma reunião de cúpula presidencial planejada para os dias 5 e 6 de julho na Venezuela foi suspensa devido à enfermidade de Chávez, que continua na capital cubana depois de sofrer uma intervenção cirúrgica no último dia 10 de junho que se finda nesta quinta-feira.
Não se sabe se Chávez prevê, de todas as maneiras, estar na Venezuela no próximo dia 5, conforme foi anunciado no final presidente dda Assembléia Nacional, Fernando Soto Rojas. Sua presença para essa data, que assinala a comemoração do bicentenásrio da Declaração da Independência venezuelana, é vista por analistas como um indicador importante sobre quão severa é a enfermidade que lhe acomete.
Imagens transmitidas pelas TV estatal venezuelana mostraram um Chávez que caminha lentamente e com evidente incômodo para reunir-se e depois abraçar o ditador cubano Fidel Castro, com quem procedeu a leitura em voz alta das edições do Granma e Juventud Rebelde que circularam na terça-feira.
Chávez se mostrava lúcido - lendo e comentando as notícias do dia, ainda que sua voz mostrava uma menor energia que o habitual - num vídeo que parecia destinado a demonstrar que estava vivo depois de não ter sido visto em público desde sua intervenção cirúrgica realizada em 10 de junho.
As imagens de Chávez lendo ao lado de Castro os diários do dia mostravam certa semelhança às "provas de vida" que comumente apresentam os sequestradores ao mostrar fotografias de suas vítimas junto a publicações recentes.
O hermetismo sobre a enfermidade do caudilho, que oficialmente foi descrita como um abscesso pélvico, tem propiciado uma onda de rumores no país petroleiro. Os rumores mais persistentes sugeriam que sofre de câncer em estado avançado e que até se encontrava em estado de coma.
Fontes da inteligência norte-americana consultadas pelo jornal El Nuevo Herald confirmaram na semana passada que Chávez sofria de um quadro clínico muito difícil, ainda que não terminal, mas admitiram nao podiam confirmar se padecia de câncer.
Uma fonte dentro do hospital em que se encontra Cháveza disse ao jornal The Miami Herald que as normas de segurança se haviam endurecido esta semana e que não estava sendo permitido aos visitantes chegar à sessão VIP onde se encontra o ditador venenzuelano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário