Operação para içar barco é suspensa e será retomada na manhã desta segunda



O Corpo de Bombeiros deu por encerrado os trabalhos de sábado para retirar o Imagination das águas do Lago Paranoá. O processo será retomado nesta segunda-feira (30/05), a partir das 7h30, quando os bombeiros voltarão ao lago para tentar prosseguir com a operação, que avançou 100 metros rumo à margem. A embarcação, que estava apenas com a ponta da proa na superfície da água, emergiu um pouco mais durante essa manhã, deixando à mostra parte do segundo andar do barco.

Às 14h, os bombeiros decidiram paralisar o içamento para retirar alguns objetos e assim, deixar a embarcação mais leve. Em pouco mais de 1h, eles retiraram caixas de som, cadeiras, mesa, sofá e objetos pessoais da embarcação que foram levados para a base dos bombeiros.

De acordo com o Coronel Blumm, comandante de operações do Corpo de Bombeiros, o barco está a 8 metros de profundidade e o rebocador continuará a puxar o Imagination na manhã desta segunda até uma propriedade particular ao lado da Ascade. O objetivo é deixar o barco a 5 metros de profundidade para a Polícia Civil e a Marinha consigam fazer a perícia.

Saiba mais...
Barco Imagination começa a emergir com ajuda de balões de ar e rebocador
Dono do Imagination e comandante devem ser indiciados por homicídio culposo
Sobreviventes do Imagination contam momentos de terror dentro do barco
Correio traça o perfil dos nove mortos no acidente com o Imagination
Falha a terceira tentativa de içar o barco Imagination
Cerca de 12 bombeiros trabalharam para retirar os objetos do interior do barco. Pela manhã, os vidros foram quebrados para facilitar o içamento da embarcação. Os trabalhos vão recomeçar às 7h30, com o reposicionamento das boias, principalmente na parte traseira da embarcação.

Quarto dia de operação
O barco Imagination começou a emergir por volta das 12h40 deste domingo (29/5) com a ajuda de mais de dez globos de ar e um rebocador. Um novo globo de elevação de cargas subaquáticas foi instalado hoje. Ele tem capacidade de suportar até cinco toneladas. A boia com capacidade para suportar seis toneladas - rasgada em acidente com uma lancha na noite de sexta-feira - foi reutilizada nesta manhã. Ao todo, 12 globos sutentam o Imagination.

Esse é o quarto dia de tentativa de içamento do barco Imagination, que naufragou no Lago Paranoá no último domingo (22/5) com cerca de 110 pessoas a bordo. Nove pessoas morreram no acidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário