Conferência sobre Caatinga será lançada nesta quarta na Assembleia

Parlamentares de todo o Nordeste estarão em Fortaleza na próxima quarta-feira, 1º de junho, às 9 horas, para o lançamento da Conferência Regional do Meio Ambiente – A Caatinga e a Rio+20. O evento ocorrerá no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, atendendo a requerimento do deputado estadual Dedé Teixeira (PT), presidente da Subcomissão instituída na Casa para acompanhar a Conferência. O presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB), vai presidir os trabalhos.
A Conferência Regional do Meio Ambiente - A Caatinga e a Rio+20 acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de outubro de 2011, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, tendo como objetivo “discutir a gestão territorial do bioma caatinga único no mundo, num contexto social, cultural e econômico, otimizando o desenvolvimento de políticas publicas intersetoriais, que promovam melhoria nos indicadores ambientais e socioeconômicos focados no desenvolvimento sustentável, de forma participativa e integrativa, reunindo os poderes Executivo, Legislativo, setor produtivo e terceiro setor”.


Segundo o deputado Dedé Teixeira, o objetivo específico da Conferência Regional é o de elaborar o documento denominado “Declaração do Nordeste para gestão sustentável do Bioma Caatinga”, a ser encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) para inclusão na pauta oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD2012), mais conhecida como Rio+20.


O Nordeste foi palco do mais importante evento sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável neste início de século, a Segunda Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID 2010), realizada entre 16 e 20 de agosto de 2010, no Centro de Convenções de Fortaleza, no estado do Ceará. O tema principal da conferência internacional que reuniu delegações de cerca de 100 países mais representação da ONU, à frente Luc Gnacadja, secretário Executivo da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, foi: “Clima, sustentabilidade e desenvolvimento das regiões semiáridas”, abordado através de quatro subtemas, incluindo: informações sobre o clima; clima e desenvolvimento sustentável; governança climática, representação, direitos, igualdade e justiça; e procedimentos de política climática.


“A nova tarefa a que nos entregamos, os militantes da causa do semiárido, à frente o Banco do Nordeste e o Instituto Nordeste XXI e a Assembléia Legislativa do Ceará, através da Subcomissão de Acompanhamento da Conferência, é realizar, com o acervo tirado da ICID 2010, uma Conferência Regional para mobilizar as lideranças políticas, ambientais, empresariais e movimentos sociais da região Nordeste com fito de e discutir as várias questões que envolvem o tema”, afirma o presidente da ALEC, Roberto Cláudio.


Ao final da Conferência a Declaração do Nordeste deverá ser assinada pelos 9 governadores e mais bancadas da Câmara e do Senado da região a ser enviada à organização da RIO+20. Os resultados obtidos na Conferência Regional nortearão as políticas públicas de desenvolvimento para o bioma caatinga e alicerçarão as bases para as discussões na Rio+20, que será realizada no período de 04, 05 e 06 de junho de 2012, no Rio de Janeiro/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário