Lula recebe premio tamborilando impaciente


Lula discursa agradecendo a honraria

Pra quem não conhece, o cerimonial português, pras coisas de Governo, tem a pontualidade de um trem suiço. Os relógios funcionam pra marcar hora e determinar horário. Coisas de minutos entre recepção, água, chegada dos convidados, assentos pra imprensa, distribuição de credenciais e até a abertura da sessão, como a que saudou Lula com uma premiação importante pra comunidade européia são, no dizer dos criativos jornalistas de colunas sociais, coisas que correm sobre os carretéis.
O cerimonial de hoje aqui em Lisboa, na Assembleia Nacional, foi um encanto pra quem gosta de organização. As 11 horas as portas abertas, as 11 e 02 começou a recepção dos convidados, às 11 e 15, a recepção das autoridades na sala do presidente Jaime Gama, as 11 e 22, chegada de Lula e dona Marisa Letícia, tudo isso rigorosamente no horário. Aí, nós os jornalistas credenciados (aqui jornalista se credencia quando é jornalista) já estávamos nos nossos lugares, falando baixo, anotando na caderneta ou no lepi topi, fazendo reportagens pra tv e pro rádio e por aí foi.
As 11 horas e 42 minutos o presidente da Assembleia abriu os trabalhos, como estava previsto. Como também previsto, fez uma saudação rápida a Lula e começou a anunciar os discursos, no total oito, com hora marcada pra terminar – todos – as 12 e 45, o que de fato ocorreu. Personalidades públicas falaram das qualidades de Lula e do premio e do seu merecimento à honraria, encerrando com o presidente da República rasgando seda a Lula como um dos homens mais influentes do planeta.
Lula, ouviu sete discursos tomando duas garrafas, pequenas de água mineral, uma delas caiu entre suas pernas e ele apanhou, tamborilou os dedos da mão direita insistentemente no braço da cadeira, puxou os dedos da mão esquerda, onde falta o dedo midim, como quem massageia e subiu para discursar, atacando, antes de abrir o verbo, outra vez o copo com água que lhe foi servido. Uma fala dura. Séria, grave, sem fugiu um instante do texto como era seu costume aos tempos de presidente.
Criticou e elogiou a Europa. Pediu entendimento entre os povos e insinuou que o trabalho leva não só ao desenvolvimento à paz. Lula, passou de passagem pelo drama que vive Portugal a quem chamou de país irmão e por quem tem profundo apreço e admiração. Aliás, Lula já socorreu Portugal quando presidente comprando títulos da dívida portuguesa ao lado da China, que hoje tem a maioria. Voltou a cutucar o FMI e a dizer que a ONU precisa ser renovada, num claro e insistente apelo para que o Brasil faça parte do Conselho de Segurança permanente.
Agradeceu pela honraria recebida, afagou as pessoas, desejou boa sorte e partiu pro abraço. Os aplausos que se seguiram a seu Muito Obrigado, foram longos e fortes até que um primeiro, o ex-Presidente Mário Soares ficou de pé para aplaudir e as galerias literalmente lotadas, fizeram o mesmo por bem mais que três minutos. Como quem faz um gol de placa, Lula girou os braços em acena à sua torcida organizada.
Amanhã, Lula vai receber em Coimbra, pra onde estamos seguindo agora, o título de Doutor Honoris Causa, pela Faculdade de Direito da milenar Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário