Coluna do blog

Foto de Macário Batista

Coimbra (Portugal) 11 graus
Lula pop star em Portugal
Gritos estridentes das meninas, berros altíssimos dos meninos, todos gritavam Lula, Lula, Lula, alguns até ensaiavam parabéns pra você. Elvis perderia longe, fosse um outro protagonista da festa. O ambiente em Coimbra era de pura festa não só da brasileirada (são mais de mil estudantes do Brasil nos mais diversos cursos em Coimbra), mas também dos portugueses, extasiados com a presença do ex-Presidente que trouxe para Portugal, uma espécie de esperança perdida pelo povo, sofrendo uma crise político/institucional que está desembocando nas finanças nacionais. Lula veio receber o título de doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra. Tudo no horário, desde o cortejo até a chegada da charamela, a banda de música da Universidade que toca musicas medievais como medieval é a solenidade de doutoramento honorífico. Lula foi apresentado pelo ex-reitor Fernando Seabra Santos. A tradição manda que alguém elogie Lula, o pretendente ao doutoramento (que por sinal pede em latim o título), e o elogio partiu de um longo e bem torneado discurso de J.J.Gomes Canotilho, um dos maiores constitucionalistas do mundo que no meio do discurso citou nosso Professor Paulo Bonavides como um dos esteios da matéria que leciona em Coimbra. Tambem manda a tradição que o apresentador, no caso o ex-Reitor, seja elogiado por um membro dos doutores de Coimbra e Seabra Santos ouviu um discurso de outro monstro sagrado do direito mundial, Jorge Coutinho de Abreu. Acabou desencavando um livro de poesias de Fernando Seabra Santos e um CD recém gravado com musicas e letras do ex-Reitor. Lula agradeceu, mas foi quem falou primeiro, dizendo de seu governo e das realizações nos oito anos que comandou o Brasil. Visivelmente emocionado, com ar cansado,olhos vermelhos de quem chorou muito, lembrou o “grande companheiro José Alencar”, “um dos homens mais íntegros que conheci”, disse. Dilma foi uma excepcional companheira; sem ela não seria possível fazer o que fizemos. -O Alencar foi o parceiro que igualmente, como grande estadista, fez comigo o governo voltado para os pobres e a defesa dos direitos humanos, acrescentou.

A frase: “Lula não precisaria de um título qualquer, é Cidadão do Mundo”. J.J.Gomes Canotilho, ontem em Coimbra.

Agora é doutor (Nota da foto)
Como não podia faltar, um gaiato falou alto, na vetusta Sala dos Capelos, literalmente invadida pelo povo (pela primeira vez na vida vi isso e já assisti a pelo menos cinco doutoramentos em Coimbra): Aguenta Fernando Henrique!

Crianças felizes
Foi impressionante a festa feita para Lula pelo povo, pelos estudantes, pelos mestres, pelos doutores em Coimbra. Era claro o ar de tietagem que eu vi, porque eu estava lá.

Discrição
A Presidenta Dilma Rousseff foi de uma discrição ímpar. Sem largos sorrisos, a não ser quando em meio aos estudantes brasileiros, dedicou-se a ouvir os discursos.

Papo cabeça
Dilma e Cavaco Silva conversaram longamente antes dos discursos e nos intervalos. Eu estava a dois metros de ambos, mas falavam tão baixo (como falam as pessoas bem educadas) que não deu pra pescar nadica de nada.

Abraço forte
Depois de receber a borda (aquele chapéu redondo dos doutorados) e de estar com o capelo (a espécie de mantilha que lhe põem sobre os ombros, Lula olhou longamente pro anel. E o olhou outras vezes ao longo das três horas de cerimonial.

Presentes
Os presentes são feitos pela Universidade aos seus homenageados. O anel (como foi da Faculdade de Direito) tem uma pedra ovalada vermelha sangue de pombo e lhe foi posto pelo padrinho(Seabra Santos) n o dedo anular esquerdo.

Propina
Lula agraciou o Reitor, os apresentadores e os que fizeram discursos com doces regionais comprados nas padarias de Coimbra. É outra tradição. Eles chamam de propina que na verdade não é no sentido da propina brasileira, mas quer dizer gorjeta, ou algo do gênero.

Silencio e solidão
Ao pé de Canotilho enquanto discursava, pude notar a expressão preocupada do meu amigo José Sócrates. O primeiro ministro demissionário manteve o cenho franzido e um olhar como que perdido na multidão.

Chá de carro
Lula deu um chá de carro de 10 minutos na Presidenta Dilma.Como não chegava pra quem queria, foi dando entrevistas e atrasando a saída de ambos da Universidade.

Impassivel
Com ar um tanto triste, a presidenta Dilma esperou por Lula por exatos dez minutos, sozinha no carro da Embaixada do Brasil que serviu à presidenta.

Voltaram juntos
Ao invés de helicóptero, como foi cogitado ou mesmo automóvel, Dilma voltou para Lisboa de avião. Levou Lula e d.Marisa de carona.

Juntos
Para o Brasil, correndo para as exéquias de José Alencar Gomes da Silva, ex-vice presidente da Lula, a presidenta do Brasil deu carona ao casal Lula/Dilma que veio pra cá em avião de carreira. Decolaram da base aérea de Lisboa as 3 horas da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário