Coluna do blog



Viagem de afagos
- Lisboa (Portugal) 10 graus

A presidente do Brasil chega a Lisboa hoje de manhã. Aqui, segue de imediato a Coimbra, onde visitará a universidade. Lá, de acordo com a agenda divulgada em Brasília, assistirá à cerimônia de doutoramento honoris causa do seu antecessor. O título foi oferecido quando Lula da Silva ainda era presidente, mas ele decidiu só o aceitar depois de deixar o poder. Refira-se que, antes dele, a Universidade de Coimbra tinha outorgado este título a outros dois presidentes brasileiros: Fernando Henrique Cardoso e Juscelino Kubitschek. Após a homenagem a Lula da Silva, a presidente brasileira viajará para Lisboa, onde terá encontros separados com o presidente da República e com o primeiro-ministro demissionário. Segundo os assessores de Dilma, as reuniões serão informais, uma vez que não está prevista a assinatura de acordos ou o anúncio de parcerias econômicas. De acordo com fontes em Lisboa, após o jantar oficial, que Cavaco Silva lhe oferecerá em Belém, Dilma deixará Lisboa, com destino ainda não decidido. Ainda aqui em Lisboa, a presidenta deverá ter encontros na Chancelaria, onde terá informações sobre o momento difícil por que passa a economia portuguesa. Portugal, como quer o PSD, que derrubou José Sócrates, terá que recorrer ao FMI, o que o PS, partido do primeiro-ministro demissionário não admite. Nas últimas horas, o presidente Cavaco Silva cantou uma pedra que preocupa o universo político: Quem se eleger primeiro-ministro e não tiver maioria no Parlamento não tomará posse. Num país bem acolá, isso seria golpe. Aqui é... Pois bem, gente da Presidência do Brasil afirma que Dilma Rousseff poderá permanecer mais um dia em Portugal e depois deslocar-se à Grécia para uma curta visita.

Barata voa (Nota da foto)
Há dúvidas quanto a agenda de Dilma Rousseff, hoje, depois que pousar em Lisboa. Ontem, à tarde agentes do Itamaraty tentavam organizar uma visita da presidenta a Coimbra. Quanto a Lula, será recebido pelo presidente da Assembleia Nacional, às 11h30, e no dia seguinte, as homenagens em Coimbra pra onde Dilma Rousseff voltará.

• ladeira abaixo - Primeiro, Dilma vetou o senador José Pimentel (PT-CE) para o cargo de líder do governo no Congresso. Agora, demitiu um apadrinhado dele na direção da Caixa. Anda falando mal da presidenta.

• conversa fiada - O que Pimentel andou dizendo por aí, pelo Ceará, que seria Ministro disso e daqui, era lorota? Conhecia deputado de aeroporto, Senador, ainda não.

• ficou lindo - A Torre Eiffel, aqui em Paris, apagada, no sábado, no protesto mundial contra o aquecimento global, ficou bonita também pelo silêncio das pessoas à sua volta.

• gregoriana - Emocionado, visivelmente emocionado o jornalista Newton Pedrosa, um educado cristão, assistiu à missa domingo, em Notre Dame, de Paris. O Pai Nosso em latim e o canto gregoriano acompanhado pelo fantástico órgão da catedral...sei não. Arrasam qualquer coração duro.

• a briga é boa - Passos versus Sócrates. Passos ganhou o primeiro tempo e fez Sócrates renunciar a primeiro-ministro de Portugal. Passos já está debaixo de cacete de Sócrates. Não vai tirar o segundo tempo.

Comentário
Um velho comunista, Jerônimo de Souza, presidente do PC do P, há anos, comentou irônico o mal-estar Sócrates X Passos: É briga de comadres que não pensam no povo. Querem poder pra si, e só.

• pesquisa - Perguntaram ao povo português se o próximo governo (depois de Sócrates) será melhor ou pior que ele. Sócrates ganhou esta: seja lá quem for, será pior.

• cambalhota - José Sócrates foi à guerra contra o rival do PSD, dr. Passos; o PSD tem dois discursos. Um pra dentro, outro para fora do país. Começando por dar uma cambalhota política aumentando o IVA, o imposto sobre produtos e serviços.

• pugilismo - O PSD, por seu turno, diz que Sócrates está com pugilismo político e que seus projetos, agora ditos que estavam a caminho, deveriam ter sido postos em prática nos seis anos de governo.

macariob@uol.com.br
www.macariobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário