Coluna do blog

Lisboa, Portugal, 11 graus.
Com cara de chuva No olho do furacão
Desembarco em Portugal pra esperar Dilma e Lula e encontro o país mergulhado numa profunda crise financeira e econômica que pôs tudo de cabeça pra baixo, precisando de pelo menos US$ 70 bilhões para sair do buraco. Por conta desse rombo, o primeiro ministro José Sócrates, mandou um pacote para o parlamento. O parlamento não aprovou o que, no entendimento do primeiro ministro, era um aviso de que ele não tinha mais a confiança do pessoal. Aí, José Sócrates renunciou, pediu o boné. Isso é comum, quer dizer, ocorre com alguma frequência nos regimes onde há presidente e primeiro ministro, isto é, o parlamentarismo domina a peça. No caso, não esperado porque teríamos eleições em breve, agora antecipadas face a renúncia de José Sócrates. Mas a renúncia de Sócrates não foi aceita pelo presidente Cavaco Silva que o mandou pra Bruxelas. Lá, numa reunião do Parlamento Europeu e até com a oposição portuguesa, Sócrates trabalhou como Primeiro Ministro, ou seja, saiu mais não saiu. Dilma Rousseff chegaria aqui para dois encontros, com o Presidente e o Primeiro Ministro. Vai ficar apenas em um, para depois seguir a Coimbra onde Lula da Silva receberá, pra desgosto dos que não o suportam, o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, uma feliz iniciativa dos amigos de Paes de Andrade ao tempo em que era Embaixador em terras luzitanas e se fez amigo do Reitor Seabra e do diretor da Escola de Direito, J.Gomes Canotilho, uma autoridade mundial de direito constitucional.

O bode é grande
O pau tá quebrando em Cajazeiras, na vizinha Paraíba, desde que as meninas resolveram trocar a luz vermelha da porta de casa por um anúncio bem mais atraente; Locadora de Mulheres. A curiosidade do pessoal da coluna é se tem bandeira um e bandeira dois e quanto custa a bandeirada.

• Em surpresa - Ninguém será apanhado de surpresa se José Sócrates que renuncia como Primeiro Ministro de Portugal comandar o partido dele em busca de um novo mandato; agora de Presidente.

• Grande imprensa - Rádios, jornais, emissoras de televisão não largaram mão, um instante sequer, da cobertura da crise política portuguesa que desaba na economia.

• Esportivos - Até os jornais impressos que cuidam exclusivamente de esportes, não despregam os olhos e as páginas do momento português. Há temor que uma quebra portuguesa desestabilize o próprio euro.

• Aliás... - Ainda falando como primeiro Ministro da Cimeira de quinta e sexta-feiras, em Bruxelas, José Sócrates foi enfático: Portugal não vai precisar pedir dinheiro emprestado. Nossas gorduras sustentam, deixou claro.

• Pode vir quente que... - A Duloren lançará para o Dia dos Namorados uma calcinha que, graças a um dispositivo, esquenta quando a mulher sente... vontade de fazer saliência.

Anticonstitucionalistamente
“O melhor dos direitos não pode ser aplicado contra a Constituição”. Ministro Luiz Fux, para quem a Lei Ficha Limpa não poderia ter sido aplicada em 2010.
E é verdade.

• Imprensa marron - Os ataques covardes a Luizianne Lins, são coisas de imprensa marron, que quer chantagear a Prefeita. Ouvi isso do deputado Agostinho Moreira falando a uma jornalista na Assembleia.

• Acordo com a Suíça - A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou um acordo de cooperação em Ciência e Tecnologia firmado com a Suíça.

• Facilitações - Entre os objetivos está facilitar o custeio de atividades e o trânsito de pessoal e de equipamentos necessários à pesquisa conjunta.

• Benéficas e equitativas... - Segundo o governo, trata-se de instrumento que vai elevar o patamar da relação bilateral entre Brasil e Suíça, fortalecendo os laços entre as comunidades científicas dos dois países.

• Qual é a do PMDB? - As declarações do presidente licenciado do PMDB, Michel Temer, de que o partido terá candidato próprio a presidente da República, em 2014, provocaram diversas interpretações em Brasília.

macariob@uol.com.br
www.macariobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário