Prefeitura de Iguatu quer dique de contenção do rio Jaguaribe

A Prefeitura de Iguatu está desenvolvendo projeto para construir o dique de contenção do rio Jaguaribe. Em época de inverno forte, as águas do rio invadem as principais ruas da sede do município e com a construção da obra o transbordamento não ocorrerá mais, assegura o prefeito Agenor Neto. Segundo ele, a invasão das águas do rio Jaguaribe, quando há enchentes, afeta principalmente as populações mais carentes.
Agenor esteve em Brasília negociando junto ao Governo Federal verba de R$ 2,8 milhões para a construção do dique. “Esse dique é de suma importância, porque vai resolver um problema secular que maltrata muito as populações ribeirinhas, como as vilas Neuma, Moura e São Gabriel”. Acrescenta que a obra é urgente, porque o inverno deste ano será pesado e constante, o que, sem dúvida, vai encher o rio Jaguaribe, podendo causar inundações em várias cidades.

Corte preocupa
O prefeito disse que está preocupado não só com a liberação desses recursos como de outros projetos, de convênios assinados, mas o dinheiro não sai, principalmente agora com governo novo e com corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União. “Nós já estávamos preocupados com a liberação de recursos de convênios assinados entre o Governo Federal e a Prefeitura de Iguatu e com esse corte agora a preocupação aumenta mais ainda”, confessa.

Agenor informa que tem muitas obras para inaugurar, mas o problema de liberação de recursos vai provocar atrasos, “o que é de lamentar, porque todas as obras são de alto interesse da população.” Com relação ao inverno deste ano, disse que ele é considerado de normal para forte com chuvas pesadas, com dias de sol, o que fará bem para a plantação e para recomposição dos reservatórios d’água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário