Assembleia debate aumento da tarifa dos ônibus de Fortaleza

A Assembleia Legislativa vai discutir nesta quarta-feira (02/03), a partir das 14h30, no Complexo de Comissões da Casa, o aumento de 11,1% na tarifa de ônibus de Fortaleza. O preço da passagem passa de R$ 1,80 para R$ 2,00. A audiência pública foi solicitada pelo deputado Lula Morais (PCdoB), e será realizada pela Comissão de Defesa do Consumidor.

Esse é o segundo reajuste na tarifa de ônibus de Fortaleza em oito anos de gestão da prefeita Luizianne Lins. Lula Morais questiona o aumento da passagem, que começa a vigorar a partir do dia 6 de março. Ele lembra que a Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) aprovou lei reduzindo o ISS do transporte coletivo para manter a tarifa mais baixa. Já na Assembleia foi aprovada mensagem desonerando o ICMS do óleo diesel, com o mesmo objetivo. “Quero saber se estas reduções ainda repercutem na tarifa, no aspecto de preservá-la mais baixa”, disse.

Lula Morais conta que está sendo procurado por usuários de transporte público da Capital para explicações sobre o reajuste da tarifa. A população questiona qual a base para o percentual de reajuste proposto pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e qual o estudo elaborado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) para conceder o aumento.

Foram convidados para a audiência representantes da PMF, CMF, Sindiônibus, Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), União Nacional dos Estudantes (UNE), Central Única dos Trabalhadores, Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Decon, Procon Fortaleza, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e diretórios centrais dos estudantes (DCE) de universidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário