Reitor da UFC diz que Hospital Universitário está em crise

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Ceará está em uma crise muito grande, principalmente com relação à questão da contratualização que está muito defasada. O desabafo é do reitor Jesualdo Farias, lembrando que aumenta a cada ano a quantidade de procedimentos, sobretudo de transplantes de órgãos vitais.

Informa que recentemente o Hospital Universitário completou 500 transplantes de fígado humano e um grande número de rim e de medula. “Nós estamos agora preparando o Hospital Universitário para transplante de coração, mas os recursos para que isso seja levado a efeito são muito limitados, necessitando de um apelo para os órgãos federais”, explica.

Ele foi a Brasília levar o problema para o Ministério da Educação no sentido de conseguir maior soma de recursos. Levou também uma proposta para a construção de uma nova unidade hospitalar para atender principalmente o setor de traumatologia. Explica que essa nova unidade será um anexo a ser construído do lado do Hospital Universitário.

O investimento para a construção dessa nova unidade tem o valor de R$ 30 milhões que ele foi negociar com o ministro Fernando Haddad. Observa que o projeto está dentro do planejamento de reestruturação do complexo hospitalar. Informa que já está construindo o Hospital do Coração que já gastou R$ 10 milhões, mas precisa de mais dinheiro.

Ainda em Brasília, ele foi ter um reunião com a nova equipe do Ministério da Educação para tratar da questão do Enem e do Sisu, alem de encaminhamentos dos pleitos da UFC para 2011. Reconhece que o Enem está tendo alguns problema, mas observa que o método é indutor de modificações muito importantes no ensino médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário