Opinião

Um teatro em cada cidade
Gostei de conversar com o vereador Paulo Facó sobre os projetos que pretende defender na Assembleia Legislativa, ao assumir o mandado de deputado estadual, para o qual foi eleito com 21.999 votos. Ele se define um patrono dos assuntos da cultura popular tradicional. O folclore nordestino povoa sua mente. Quer estimular cirandas, retretas, dramas, poesia, maracatu... Vislumbra a construção do “Museu do Cantador, da Viola e da Literatura de Cordel” e pretende instituir o “Festival de Violas do Mundo”, com eliminatórias nos municípios e final em Fortaleza. Para isto, seu gabinete estará de portas abertas a quantos queiram contribuir com ideias e que sensibilizem autoridades do setor, seja no âmbito das Prefeituras, na Secretaria de Cultura do Estado, no Ministério da Cultura e na iniciativa privada.

Considero relevantes as ideias do novel parlamentar. O assunto deve ser tratado suprapartidariamente e encarado como de alto interesse do Ceará, envolvendo também as Secretarias de Turismo do Estado e da Prefeitura, pois cultura e turismo devem estar interligados, principalmente quando se sabe que Fortaleza é destino turístico e que, na Copa de 2014, precisa estar preparada também para mostrar ao visitante o que temos de peculiar.

Paulo Facó quer o Centro Histórico animado, com o aproveitamento de espaços públicos bucólicos, como a Praça dos Leões. Defende ainda a edificação de um teatro em cada cidade. Isto me remeteu a minha infância em Palmácia, quando me deleitava, no Salão Paroquial da Paróquia de São Francisco, com as encenações do Conjunto Teatral Cearense dirigido pelo teatrólogo J. Cabral que, heroicamente, desbravava todo o Interior levando cultura para o povo. Aliás, eu sugeri ao prefeito Cláudio Martins que transforme o antigo Mercado de Palmácia em uma sala de espetáculos, e ele ficou simpático à sugestão. Quanto ao deputado estadual Paulo Facó parabéns: Vossa Excelência – funcionário da CAGECE e estudante de Direito - já disse a que veio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário