Secretários - Cid nomeia tucano e coloca PM na Segurança



Por Bruno Pontes
brunopontes@oestadoce.com.br

O governador Cid Gomes (PSB) manteve velhos parceiros e chamou poucos novatos para o secretariado do segundo mandato. Ontem à tarde, na residência oficial, o primeiro nome a ser anunciado pelo governador foi o do seu irmão deputado estadual, Ivo Gomes (PSB), que voltará para a chefia do gabinete. “Meu irmão tem o vírus da política no sangue. É mestre em Direito pela Universidade de Harvard. Em vez de ganhar 20 mil dólares nos Estados Unidos, está aqui para ajudar o Ceará”, disse Cid.

O deputado estadual Mauro Filho (PSB) retorna para a Secretaria da Fazenda, comandada por ele de 2007 a abril deste ano. Arialdo Pinho permanece na Casa Civil, que assumiu em 2006 e da qual saiu este ano para coordenar a campanha pela reeleição de Cid e a de Dilma Rousseff. Adail Fontenele segue na Secretaria de Infraestrutura. Fernando Oliveira volta para a Procuradoria Geral do Estado.

TUCANO NO TIME
O boato de que um tucano faria parte do secretariado se confirmou: o deputado estadual Gony Arruda irá para a Secretaria do Esporte. “O Gony é filiado ao PSDB, e não está aqui por essa condição”, frisou Cid, mirando os repórteres que vinham aguardando o desfecho da especulação (ver Box abaixo).

Gony sucederá o secretário Ferruccio Feitosa (PSB), que assumirá a Secretaria Especial da Copa 2014, a ser criada nas próximas semanas. Recém-filiado ao PSB, o ex-tucano Bismark Maia segue na pasta de Turismo.

O partido do governador será representado por mais três secretários: Ivan Bezerra (Conselho de Desenvolvimento Econômico), Edgar Linhares (Conselho Estadual de Educação) e René Barreira (Secretaria de Ciência e Tecnologia).

PETISTAS
O PT foi o segundo partido em número de pastas: ganhou quatro. O deputado estadual eleito Camilo Santana, que secretário do Desenvolvimento Agrário no primeiro mandato, assumirá agora a Secretaria das Cidades. O vice-governador em fim de mandato e deputado eleito Francisco Pinheiro será secretário de Cultura. Izolda Cela continua na Secretaria da Educação.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário o escolhido foi Nelson Martins, cujo trabalho na liderança do governo na Assembléia Legislativa foi louvado por Cid. “O Nelson foi o maior líder de governo de toda a história do Ceará”. A partir de fevereiro, o posto será ocupado pelo também petista Antônio Carlos, fortemente ligado à prefeita Luizianne Lins. “Ele terá uma enorme responsabilidade: vai suceder o melhor líder do governo da história”, afirmou Cid.

O PMDB do vice-governador eleito Domingos Filho ficou com duas secretarias: a de Recursos Hídricos, com César Pinheiro, e o Conselho de Gestão e Política do Meio Ambiente (Conpam), para o qual foi chamado o deputado federal Paulo Henrique Lustosa. O peemedebista João Melo foi chamado para a Controladoria Geral do Estado.

MILITAR NA SEGURANÇA
Cid se estendeu um pouco mais ao comentar a indicação do Coronel PM Bezerra Rodrigues para uma das pastas mais criticadas do primeiro mandato: a Secretaria de Segurança Pública. “A segurança sempre foi encarada por mim como o principal desafio. Sei das expectativas do povo, que quer um Ceará mais tranqüilo. Por isso optei por uma pessoa da minha absoluta intimidade”.
Como destacado por Cid, Bezerra é o primeiro militar a ocupar o cargo e sucederá Roberto Monteiro, que optou por não continuar no cargo. “Registro minha gratidão ao secretário Roberto Monteiro, que muitas vezes foi incompreendido por alguns setores”, comentou Cid.

OUTROS CARGOS
A chefia da Casa Militar será do Coronel Joel Brasil, secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública desde 2007.
A Secretaria de Justiça e Cidadania ficará com Mariana Lobo, ex-presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará. Arruda Bastos (PC do B) continua na Secretaria de Saúde.

O presidente do Ceará Sporting, Evandro Leitão (PDT), comandará a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social. O deputado federal Flávio Bezerra (PRB) chefiará a Secretaria da Pesca, que deverá ser criada até fevereiro. Segundo Cid, até o próximo dia 31serão anunciados os nomes para a Secretaria do Planejamento e para a Controladoria Geral da Segurança, outra pasta a ser criada.

MUDANÇAS NA ASSEMBLEIA
Uma vez anunciado o secretariado de Cid Gomes, com vários deputados estaduais saindo da Assembléia, sobem alguns suplentes, a saber:

Ines Arruda ocupa a cadeira de Mauro Filho. Silvana Oliveira entra no lugar de Ivo Gomes. Gony Arruda cede seu lugar para o Professor Teodoro
Professor Pinheiro dá espaço para Antonio Carlos, o novato que já começa na liderança do governo. Ainda volta para a Assembleia Legislativa Ana Paula Cruz. Com a saída de Camilo Santana, Mailson da Cruz será deputado estadual. (colaborou Rodolfo Oliveira).


Tucanos reafirmam oposição a Cid Gomes

Antes do governador Cid Gomes (PSB) anunciar seu secretariado e, portanto, confirmar Gony Arruda (PSDB) como novo secretário de Esporte, o deputado Luiz Pontes (PSDB), em entrevista ao jornal O Estado, no Aeroporto Internacional Pinto Martins, reafirmou que a posição do PSDB no Ceará é fazer oposição ao governo cidista, seguindo a decisão do eleitorado cearense.
“Nós vamos fazer uma oposição séria. Os reais interesses da população não serão prejudicados por interesses políticos de ninguém”, sinalizou. O deputado Marcos Cals (PSDB) confirmou a orientação. Após o anúncio do secretariado, O Estado conversou com o ex-candidato tucano ao governo, que reiterou uma nova postura do ninho tucano. Sem mais delongas, ele reafirmou a orientação de fazer oposição. Contudo, “se algo mudou não fui informado”.

Na semana passada, Cals ressaltou que a legenda abandonaria o governismo praticado durante a primeira gestão de Cid. O tucano disse ainda que o correligionário que aceitar participar do secretariado deverá, primeiramente, se desligar do partido.
Ontem à tarde, após o anúncio do secretariado, Gony falou à imprensa que a postura opositora do tucanato ainda não foi definida. “Não havia nenhuma decisão dentro do partido com relação à postura que nós adotaremos”, explicou.
Segundo Gony, o convite para a Secretaria do Esporte lhe foi feito na noite anterior ao anúncio, e ele não teve tempo de comunicar o fato à Executiva do partido. “Quero garantir aos senhores da imprensa que consultei todos os deputados estaduais do PSDB, com a exceção do João Jaime, que está em viagem, e todos foram de acordo que eu assumisse a missão que foi a mim confiada”, asseverou o futuro secretário (informações de Tarcísio Colares)

Nenhum comentário:

Postar um comentário