JÚNIOR DANTAS É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ICÓ (CE).

A Câmara Municipal de Icó realizou hoje, dia 27 de dezembro, sua eleição para o biênio 2011\2012, tendo como presidente eleito a partir de janeiro, o vereador Júnior Dantas (PRB).

As eleições do legislativo-mirim icoense foram marcadas inicialmente por muito tumulto, disputa política e questões judiciais.

Em 05 de agosto, data da primeira convocação para registro e eleição de chapas para presidir a Mesa Diretora, disputariam Ítalo da Paz e Ricardo Nunes. A poucos minutos do início daquela sessão extraordinária, houve um tumulto generalizado, com quebra do patrimônio público e, até, disparo de arma de fogo. Tudo dentro do plenário, que se encontrava superlotado.

Os vereadores ligados ao vereador Ricardo Nunes, encerraram a sessão, e foram registrar boletim de ocorrência na polícia icoense.

Os vereadores que defendiam Ítalo da Paz permaneceram no plenário, reabriram a sessão, convocaram as eleições, apenas com seus membros presentes, e elegeram Ítalo da Paz.

Após muitas discussões jurídicas, inclusive, dentro do próprio parlamento, a maioria dos vereadores entendeu que sequer foram convocados para aquele pleito, bem como que não havia qualquer condição de continuidade para se manter aquelas eleições do dia 05 de agosto passado.

O vereador Ricardo Nunes (PTB), presidente atual, convocou novas eleições para o dia 27 de dezembro de 2010, com o devido edital de ciência de todos os parlamentares, dando publicidade na sede do legislativo e em todos os meios de comunicação da cidade.

Inconformado, o vereador Ítalo da Paz (DEM), que supostamente tinha sido eleito naquela refrega eleitoral, protocolou ação de nulidade, com tutela antecipada, para impedir a realização de eleições em 27 de dezembro de 2010.

O juiz icoense, Luiz Carlos Saraiva Guerra, manifestou-se favoravelmente a Ítalo da Paz, impedindo por liminar, as eleições divulgadas pela Câmara de Vereadores.

Citado de tal decisão, a Câmara Municipal de Icó, por sua presidência, protocolou suspensão de liminar e sentença, no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que no último dia 23 de dezembro de 2010, autorizou as eleições para o dia 27 de dezembro de 2010, “bem como entendeu que o judiciário não pode interferir no poder legislativo, que resolve suas diferenças em processos internos e de sua própria competência".

Então, passada toda esta discussão forense, hoje, houve a eleição normalmente da Câmara Municipal de Icó, restando eleito, o vereador Júnior Dantas (PRB).

Do blog do FABRICIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário