Cid Gomes anuncia novo secretariado

São 26 secretarias divididas em quatro eixos: atribuições de meio, sociais, de logística e da área econômica.

Dosite do Governo do Ceará

O governador Cid Gomes anunciou nesta segunda-feira (27) os nomes dos novos secretários que assumirão as pastas na próxima gestão, que começa no próximo dia 1º de janeiro. Na divulgação, que aconteceu na Residência Oficial, Cid dividiu as 26 secreterias em quatro blocos, tendo como referência suas atuações. Foram elas: secretarias com atribuições de meio (Gabinete do Governador, Casa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Planejamento e Gestão, Controladoria Geral do Estado, Controladoria Geral da Segurança, Fazenda, Casa Militar), com atribuições sociais (Trabalho e Desenvolvimento Social, Educação, Conselho Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia, Saúde, Segurança Pública e Defesa Social, Justiça e Cidadania, Esporte, Cultura), de logística (Infraestrutura, Recursos Hídricos, Cidades, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente) e da área econômicas (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Secretaria Especial da Copa, Pesca, Desenvolvimento Agrário).
Além das pastas estaduais já existentes no Governo, Cid Gomes anunciou a criação da Secretaria Especial da Copa, a Secretaria da Pesca, da Controladoria Geral da Segurança e de um órgão ligado à Secretaria das Cidades que dará apoio aos municípios para elaboração de projetos. A Assembleia Legislativa será convocada no mês de janeiro para votar a criação das novas secretarias. Durante o anúncio, Cid ressaltou a preocupação com a área da Segurança Pública. "Essa área é um dos principais desafios, por não depender exclusivamente das políticas de governo. Pela expectativa da população, procurei um pessoa que terá o perfil esperado para trazer os avanços esperados para a área", disse o Governador ao anunciar o nome do Coronel Francisco Bezerra como titular da secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. Os nomes do secretários adjuntos, executivos, dos presidentes e gestores dos órgãos vinculados ao Governo do Estado serão anunciados até o início de fevereiro.

Confira os nomes do secretariado
Gabinete do Governador – Ivo Gomes
Secretaria Chefe da Casa Civil – Arialdo Pinho
Casa Militar – Coronel Joel Brasil
Secretaria da Fazenda – Mauro Benevides
Procuradoria Geral do Estado – Fernando Antônio Oliveira
Controladoria Geral do Estado – João Alves Melo
Secretaria da Educação – Izolda Cela
Conselho Estadual da Educação - Edgar Linhares
Secretaria da Saúde – Arruda Bastos
Secretaria da Cultura – Francisco Pinheiro
Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social – Coronel Francisco Bezerra
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – Evandro Leitão
Secretaria do Esporte – Gony Arruda
Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – René Barreira
Secretaria da Justiça e Cidadania – Mariana Lobo
Secretaria da Infraestrutura – Adail Fontenele
Secretaria dos Recursos Hídricos – César Pinheiro
Secretaria das Cidades – Camilo Santana
Conselho de Gestão e Política do Meio Ambiente – Paulo Henrique Lustosa
Conselho do Desenvolvimento Econômico – Ivan Bezerra
Secretaria do Turismo – Bismarck Maia
Secretaria do Desenvolvimento Agrário – Nelson Martins
Secretaria Especial da Copa – Ferruccio Feitosa
Secretaria da Pesca – Flávio Bezerra
Conselho do Desenvolvimento Econômico – Ivan Bezerra

Líder do Governo: Antonio Carlos Freitas

* Os nomes dos titulares da Secretaria do Planejamento e Gestão e da Controladoria Geral da Segurança serão divulgados até o dia 31 de dezembro.

27.12.2010
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3101.6247)


Confira o Perfil do Secretariado:

Gabinete do Governador
Ivo Ferreira Gomes, 43 anos.
Filiação Partidária: PSB

Nascido em Sobral. Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização em Direito Tributário pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É mestre em Direito pela Harvard University (EUA). Eleito deputado estadual pela primeira vez em 2002. É reeleito em 2006 e em 2010. Ocupou o Gabinete do Governador de 2007 a abril de 2010.

Secretaria Chefe da Casa Civil
Arialdo de Mello Pinho, 60 anos.
Filiação Partidária: Nenhuma

Natural de Lima Duarte, em Minas Gerais. Cursou Economia, Administração e Ciências Sociais. No início da década de 1970, Arialdo instalou, no Piauí, a primeira fazenda de criação de camarão do Brasil. Em 1984, Arialdo, com inspiração nos maiores parques aquáticos do mundo, criou o Beach Park. Em 2006, Arialdo Pinho foi convidado para ser o coordenador da campanha de Cid Gomes ao Governo do Estado. Arialdo é convidado para ocupar a Secretaria da Casa Civil. Em 2010, volta a coordenar a campanha de reeleição de Cid Gomes e de Dilma Rousseff à Presidência da República. A duas campanhas saem vitoriosas.

Casa Militar
Coronel Joel Costa Brasil, 48 anos.
Filiação Partidária: nenhuma

Natural do Rio de Janeiro. Coronel da Polícia Militar do Ceará. É Mestrando Profissional em Economia do Setor Público, especialização em Gestão Pública. Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgar Facó. Desenvolveu e coordenou o Programa de Governo Ronda do Quarteirão. Secretário Executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (2007-2010 ).

Secretaria da Fazenda
Carlos Mauro Benevides, 51 anos.
Filiação Partidária: PSB

Natural de Fortaleza. É economista formado pela Universidade de Brasília, como doutorado pela Universidade de Vanderbilt. É professor concursado da Universidade Federal do Ceará. Sua trajetória política iniciou-se quando assumiu a Secretaria de Finanças de Fortaleza na gestão de Ciro Gomes. Em 1990 foi eleito deputado estadual. Licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria de Planejamento do Ceará. Foi reeleito para a Assembleia Legislativa em 2002, 2006 e 2010. Foi secretário da Fazenda de 2007 a abril de 2010.

Procuradoria- Geral do Estado
Fernando Antônio Costa Oliveira, 46 anos.
Filiação Partidária: nenhuma

Natural de Fortaleza. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ordem Jurídica Constitucional pela UFC. Contencioso e Consultoria em Direito Público, desde 1988. Contencioso e Consultoria em Direito Eleitoral, desde 2002. Procurador da Fazenda Nacional no Estado do Ceará, desde 1993. Procurador Geral do Estado do Ceará, no período de janeiro de 2007 a maio de 2010. Procurador Chefe da Procuradoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, no período de fevereiro de 1997 a fevereiro de 2003.

Controladoria Geral do Estado (CGE)
João Alves de Melo, 70 anos
Filiação Partidária: PMDB

Natural de Iguatu. É formado em Ciências Econômicas, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização em Análise e Avaliação de Projetos, pelo Instituto de Pesquisas Econômicas - IPE, da Universidade de São Paulo – USP. É bacharel em Administração Pública, pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Mestre em Administração pela Uece. Doutorando pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Ocupou cargos no Banco do Nordeste do Brasil (BNB) a partir de 1973, tendo ocupado a presidência do Banco de 1992 a 1995. João Mello ocupou diversos cargos na administração pública.

Secretaria da Educação
Maria Izolda Cela Coelho
Filiação Partidária: PT

Natural de Sobral. Mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Tem Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Secretária de Educação de Sobral de 2005 a 2006 Atualmente titular da pasta da Secretaria de Educação do Estado do Ceará de 2007 à 2010.

Conselho Estadual de Educação
Edgar Linhares Lima, 81 anos.
Filiação Partidária: PSB

É natural Santa Quitéria (CE). É formado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Direito pela Universidade Federal do Ceará. É especialização em planejamento educacional. Foi diretor de escolas no Piauí, São Paulo, Brasília e Ceará. Assessor da Secretaria Geral do MEC de 1979 a 1986. Tem 62 anos de Magistério.

Secretaria da Saúde
Raimundo José Arruda Bastos, 55 anos.
Filiação Partidária: PCdoB

Natural de Fortaleza. É médico, formado pela Universidade Federal do Ceará em 1979, com especializações em saúde pública, gestão em saúde, oncologia e ainda em administração de serviços de saúde e administração hospitalar. É servidor público concursado da Secretaria de Segurança Pública desde 1982, lotado como médico no Hospital da Polícia Militar do Ceará. Arruda Bastos é secretário da saúde do Estado. Assumiu a Secretaria da Saúde em abril deste ano.

Secretaria da Cultura
Francisco José Pinheiro, 56 anos
Filiação Partidária: PT

Natural de Jaguaribe. Como professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará. Francisco Pinheiro é graduado em História, pela Universidade Federal do Ceará; concluiu especialização em História da Igreja na América Latina, na PUC-SP; mestrado e doutorado em História Social na Universidade Federal de Pernambuco. Recentemente Pinheiro lançou a obra "Notas sobre a Formação Social do Ceará", resultado de sua tese de doutorado. Ex-vereador de Fortaleza, Pinheiro foi por dois mandatos presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Fortaleza e ocupou o cargo de Secretário da Regional IV. Atualmente vice-governador, foi eleito deputado estadual nas últimas eleições.

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social
Francisco José Bezerra Rodrigues, 45 anos.
Filiação Partidária: Nenhuma

Natural de Fortaleza. Coronel da Polícia Militar do Ceará. Foi Secretário Chefe da Casa Militar do Governo do Estado do Ceará (2007/2010). Bacharel em Segurança Pública, pela Academia de Policia Militar do Ceará; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, pela Academia de Polícia Militar de Brasília; Curso Superior de Polícia, pela Academia de Polícia Militar do Ceará. Possui vasta formação na área policial, com vários cursos realizados tanto no exterior quanto no Brasil, principalmente no trato de situações de alta complexidade. Atuou em diversas situações como instrutor policial nas mais diversas áreas, principalmente na área de gerenciamento de crises e abordagem policial. Segue abaixo relação de cursos. Cursos no Brasil: Curso de Gerenciamento de Crises – SSPDS/Ce; Comando e Controle de Grupos de Operações Especiais em Situações de Alta Complexidade – Curitiba-PR; Curso de Negociador de Crises – SSPDS/CE; Curso de Instrutor Policial de Combate em Ambiente Confinado / Perito Atirador – Curitiba-PR; Curso Avançado de Instrutores Multiplicadores de Tiro Profissional - Modalidade Psicologia do Tiro – SSPDS/CE; Resgate de Reféns e Operações de Alto Risco – Curitiba-PR; Patrulhamento policial de alto risco – Curitiba-PR; Curso de Multiplicadores de Qualidade e Participação – Escola Nacional de Administração Pública de Brasília; Estágio sobre Atividade de Inteligência – Secretaria da Segurança Pública e Defesa da Cidadania do Estado do Ceará; Treinamento sobre as técnicas de investigação ocorridas em meio de pagamento magnético e eletrônico – Caixa Econômica Federal; Cursos Internacionais: Especialização Técnica em Segurança Pública pela Associação dos Chefes de Polícia de Ohio-EUA; Operações Policiais Especiais – Hollywood, Flórida – EUA; Operações Táticas Avançadas – Espanha; Seminário de Segurança Interna, Projeto Cidade Segura ISRAEL-BRASIL, promovido pelo Ministério da Defesa de Israel, em Tel Aviv; Entradas Explosivas e Táticas – Memphis – EUA; Manuseio de Explosivos –Memphis – EUA; Proteção de Dignitários – Hollywood, Flórida – EUA; Curso sobre Agentes Químicos e Munições de Impacto Especial – EUA.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Evandro Sá Barreto Leitão, 43 anos.
Filiação Partidária: PDT

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Edson Queiroz (Unifor). Bacharel em Direito – Faculdade Integrada do Ceará ( FIC ). Especialista em Marketing com Ênfase em Serviços e Turismo. Auditor Adjunto da Receita Federal do Estado do Ceará. Presidente do Ceará Sporting Clube.


Secretaria do Esporte
Esmerino Oliveira Arruda Coelho Junior (Gony Arruda) - 38 anos
Filiação Partidária: PSDB

Formado em Administração de Empresas pela Faculdade Cândido Mendes (RJ). Reeleito em 2010 para o quarto mandato de deputado estadual. Primeiro Vice- Presidente da Assembleia por dois mandatos (quatro anos ) função atual 2007 – 2011, primeiro secretário da Assembleia por dois mandatos (quatro anos ) 2003- 2007, presidente da Frente Parlamentar pela Copa do Mundo FIFA 2014 em Fortaleza (CE) desde 2007.

Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior
René Teixeira Barreira
Filiação Partidária: PSB

Cearense de Jaguaribe, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Sociologia Política pela École des Hautes Études em Sciences Sociales de Paris e especialista em Gestão de Universidades pela Organização Universitária Interamericana, em São Carlos (SP) e Quebec, Montreal e Toronto no Canadá. Professor da Universidade Federal do Ceará exerceu nesta instituição diversas funções: presidente da Associação dos Docentes, Diretor do Centro de Humanidades por dois mandatos (1983-87 e 1991-95), Pró-reitor de Extensão (1995-99), Vice-Reitor (1999-2004) e Reitor (2004-07). Presidiu o Conselho de Reitores das Universidades Cearenses no período 2005-06. É Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Governo do Estado.

Secretaria da Justiça e Cidadania
Mariana Lobo Botelho Albuquerque
Filiação Partidária: Nenhuma

Defensora Pública do Estado do Ceará desde 2003. Formada em direito pela Universidade de Fortaleza. Especialista em processo penal pela ESMEC-UFC. Ex-presidente da Associação dos Defensores Público do Ceará 2008-2010 .Vice-Presidente da associação nacional dos defensores públicos. Membro da AIDF- associação interamericana de defensorias Públicas. Foi membro da Comissão Especial de Direitos Humanos da Presidência da República no Ceará para estudo da atuação do grupo de extermínio no Ceará. Foi membro da comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil 2008-2009. Participou de vários eventos nacionais e internacionais sobre acesso à justiça, direitos humanos e políticas públicas.

Secretaria da Infraestrutura (Seinfra)
Francisco Adail de Carvalho Fontenele, 61 anos.
Filiação partidária: PRB

Natural de Viçosa do Ceará. É formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), com mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos na UFC, com especialização em saneamento básico. Iniciou suas atividades profissionais em 1974 na Prefeitura de Fortaleza. Ingressou no magistério público superior em 1977, como professor da Uece. Em 1994 assumiu a Secretaria do Transportes, Energia, Comunicação e Obras (Seteco). No ano seguinte, assumiu a diretoria-geral da Assembleia Legislativa do Estado, ficando no cargo até dezembro de 2006, assumindo em janeiro de 2007 a Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra).

Secretaria dos Recursos Hídricos
César Augusto Pinheiro, 61 anos
Filiação Partidária: PMDB

Natural de Senador Pompeu. Formado em Sociologia e Política. Pós-graduado em administraçõ pública. Foi chefe de gabinete da Secretaria dos Negócios Metropolitanos de São Paulo (1983/1986), chefe de gabinete da Vice-Governadoria de São Paulo (1987/1990), assessor da presidência da Assembleia de São Paulo (1991/1992), integrou a administração do prefeito Antonio Cambraia (1993/1996), coordenador do PMDB (1997/2003), diretor de infraestrutura hídrica do DNOCS (2003/2006) e secretário dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (2007/2010).

Secretaria das Cidades
Camilo Santana, 42 anos.
Filiação Partidária: PT

Natural do Crato. Engenheiro Agrônomo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará. Foi Presidente do Centro Acadêmico de Agronomia e Diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC. É servidor público federal concursado do Ibama, ocupando a função de analista ambiental e professor do Curso de Saneamento Ambiental do Instituto Centec em Juazeiro do Norte, onde foi coordenador. Foi Superintendente adjunto do Ibama no Estado do Ceará em 2003 e 2004, e Secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado no governo Cid Gomes de 2007 a 2010. Foi eleito deputado estadual mais votado na última eleição (out/2010), com 131.171 votos.

Conselho de Gestão e Política do meio Ambiente (Conpam)
Paulo Henrique Lustosa – 42 anos
Filiação Partidária: PMDB

Natural de Fortaleza. É administrador de empresas com especialização em Administração Financeira e mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB). Deputado federal eleito em 2006.

Conselho de Desenvolvimento Econômico
Ivan Rodrigues Bezerra
Filiação Partidária: PSB

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Ivan Rodrigues Bezerra preside o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará. Criou uma das maiores empresas brasileiras da indústria têxtil, a TBM – Têxtil Bezerra de Menezes. Também ocupou a presidência de um dos maiores bancos brasileiros, o Banco Industrial do Ceará – BICbanco. Como líder empresarial presidiu o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral do Ceará em três mandatos. Ivan Bezerra ocupou ainda a vice presidência da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção. Na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ivan Rodrigues Bezerra tem integrado a composição da diretoria da FIEC.

Secretaria do Turismo
Bismarck Costa Lima Pinheiro Maia, 53 anos.
Filiação Partidária: PSB

Natural de Fortaleza. Secretário do Turismo do Estado do Ceará, desde 2007. É atualmente presidente da Fundação CTI, órgão colegiado de Secretários do Nordeste. Presidiu por dois anos (março de 2007 a março de 2009) , o Fórum Nacional dos Secretários de Turismo do Brasil, onde articulou com o Ministério do Turismo , a criação do Prodetur Nacional. Em 1990, exerceu mandato de Deputado Estadual. De 1991 a 1995, foi Diretor de Turismo do Estado, no Governo Ciro Gomes. De 1995 a 2002, exerceu o cargo de Diretor de Economia e Fomento, da Embratur. Em 2002, foi eleito deputado federal.

Secretaria do Desenvolvimento Agrário
José Nelson Martins de Sousa, 51 anos.
Filiação Partidária: PT

Natural de Hidrolândia (CE). É engenheiro agrônomo, bancário e deputado estadual. Foi eleito, em 2002, com 29.322 votos, e reeleito, em 2006, com 46.103 votos. Ingressou por concurso público no Banco do Brasil e foi eleito presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, por dois mandatos consecutivos. Foi eleito vereador, em 1996, com 4.912 votos e reeleito, em 2000, com 10.703 votos. É atualmente líder do Governo na Assembleia.

Secretaria Especial da Copa
Ferruccio Feitosa, 41 anos.
Filiação Partidária: PSB

Nascido em Fortaleza. Empresário, Advogado, formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Trabalhou na área de transportes por 21 anos. É karateca faixa preta 6º DAN e professor de Karatê desde 1990. É atualmente secretário do Esporte (2007/2010) . Em sua gestão, o Ceará se destacou por ser o único estado brasileiro com cobertura esportiva em 100% do seu território, gerando oportunidade de empregos diretos a mais de 1.500 pessoas e atendendo mais de 60 mil atletas e estudantes diariamente. É interlocutor da Sede Fortaleza na Copa do Mundo, junto ao Comitê Organizador Local LOC/ FIFA e Governo Federal.

Secretaria da Pesca
Flávio Bezerra da Silva, 49 anos
Filiação Partidária: PRB

Nascido em Natal, no Rio Grande do Norte. O deputado federal Flávio Bezerra, é empresário, mergulhador off-shore, pescador profissional artesanal e professor de Educação Física formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Antes de iniciar sua vida pública foi oficia do Exército, trabalhador de Terminal da Petrobras, em Guamaré-RN; Foi delegado sindical, filiado ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Atividades Subaquáticas e Afins, no Rio Grande do Norte. Em 2006, elegeu-se deputado federal pelo Ceará, tendo assumido como sua principal bandeira na Câmara dos Deputados, a defesa da atividade pesqueira. Logo no início de seu mandato, em 2007, criou a Frente Parlamentar da Pesca e Aquicultura que contou com a adesão de 209 deputados e 10 senadores.

Líder do Governo – Antonio Carlos Freitas.
* Os titulares da Secretaria do Planejamento do Gestão e da Controladoria Geral de Segurança serão anunciados até o dia 31 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário